Sindicato dos Agentes de Saúde do DF solicita ao governo mais nomeações
O Sindicato dos Agentes Comunitários e de Vigilância Ambiental do DF (Sindvacs-DF), solicitou ao governo do Distrito Federal a nomeação de mais servidores para compor o quadro de pessoal da Secretaria de Saúde do DF.
Com a chegada das chuvas é necessário, indispensável e URGENTE, além de outras ações governamentais, a NOMEAÇÃO dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS), aprovados no concurso público, para evitar uma Nova EPIDEMIA de DENGUE e MORTE de pessoas, em 2025, no Distrito Federal. Alertou Iure Marques, presidente do Sindvacs-DF.
Os Agentes de Saúde (ACS e AVAS) fazem, dentre outras atividades, o trabalho de prevenção de doenças e de promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, de casa em casa por todo Distrito Federal.
Cabe destacar que no final de 2023 foi encerrado o Contrato de 500 ACS e 500 AVAS Temporários e, até a presente data, o GDF nomeou apenas, cerca de 115 ACS e 158 AVAS, um quantitativo insuficiente para combater as doenças causadas pelo Aedes Aegypti.
O sindicato alerta que as nomeações se fazem necessárias a fim de evitar uma nova epidemia que resultou em muitas mortes aqui em Brasília. ” Dengue também mata!”
Outro fator muito importante é a comunidade também fazer a sua parte evitando deixar água parada acumulada, e se tornando criadouro de mosquito. Uma vez por semana é necessário fazer uma vistoria no quintal, e retirar possíveis locais que possam servir de criadouros, limpe as calhas das casas, vejam se a caixa d’água está bem tampada. A dengue é de responsabilidade de todos.
#Maisnomeacoesmenosmorteemaisacao#