setembro 26, 2024 Por André Angelo 3

NOTA DO MOVIMENTO UNIFICADO À CATEGORIA GAPS

Até o presente momento, 14h do dia 26/9, o processo que trata da REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA GAPS, de iniciativa do Movimento Unificado, está “parado” na Assessoria Jurídica da SES, aguardando assinatura na Nota Jurídica, elaborada.

Ontem (25), representantes do Movimento Unificado foram ao Gabinete da SESDF e conversaram com a Chefe de Gabinete, Dra. Camila, solicitando agilidade no envio do processo à Secretaria de Economia, conforme acordado previamente na reunião com a Secretária de Saude, Dra. Luciene Florêncio, na presença das entidades representativas da carreira.

O combinado não foi cumprido, adiando a apresentação de uma PROPOSTA OFICIAL à categoria para deliberação!

Importante destacar que, o Movimento Unificado teve a iniciativa de começar essa luta, face à morosidade e inércia da representação sindical, que detém a carta representativa da maioria da categoria, que abrange parte da área assistencial e o total de Especialistas, administrativos e operacionais.

Todo o estudo, elaboração de justificativas, captação de recursos para alocar na implementação da proposta feita pelo Movimento Unificado, bem como a alteração da LDO, pactuada com o Secretário de Economia, foi feita para agilizar os trâmites processuais e minar qualquer argumentação do Governo, acerca de inviabilidades técnicas, recurso muito utilizado para negar pretensões coletivas dos servidores. Para a GAPS, não terão esse subterfúgio, graças a todo o trabalho já realizado.

Todavia, existem barreiras legais que impedem o Movimento de dar um passo mais incisivo de enfrentamento para pressionar uma negociação. Tal competência é prerrogativa das entidades Sindicais e, pelo fato de, o SINDSAÚDE representar em torno de 80% da GAPS, compete a eles, tal iniciativa.

Portanto, esperamos que, ao findar a data de hoje e se nada for apresentado, que o Sindicato cumpra com seu dever perante os trabalhadores e, saia das críticas em grupos de WhatsApp ao Movimento Unificado, que tem agido de forma transparente em defesa dos interesses da GAPS e, exerça seu papel de guardião da tutela constitucional de promover convocações dessa natureza e outras ações para que o GDF, continue a negociação, apresentando uma proposta oficial.

Ressaltamos que, na formação do Movimento Unificado, contamos com dois Sindicatos, o SINTTASBDF e o SINTTARDF que, detém suas competências e prerrogativas constitucionais com autonomia para encaminhar e deliberar as matérias com sua base representada, sem adentrar na base de outras entidades

Seguimos defendendo o reajuste de 27%, redução dos padrões de 25 para 18 anos e a Gratificação de R$ 2.000,00

Dignidade e Valorização para a GAPS! É esse o nosso objetivo!

Movimento Unificado
26/09/2024