SEDET-DF participa da Caravana Sudeco 2024
Serão dois dias de evento na cidade de Ceilândia, na Casa do Contador, proporcionando aos micro e pequenos empresários acesso a linhas de crédito.
Hoje (02), teve início a Caravana da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), edição Distrito Federal, onde serão ofertadas várias linhas de crédito aos pequenos e microempresários.
É uma grande oportunidade para os empreendedores locais terem acesso a essas linhas de crédito para alavancar seus negócios.
O governo federal, através do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), proporciona benefícios aos empreendedores, como taxas de juros mais baixas que as do mercado, prazos de pagamento mais longos e maior carência.
É muito importante a participação dos empreendedores da cidade nessa caravana, pois é uma oportunidade para alavancar seus negócios, comprar maquinário, tanto para pequenos como para grandes empresários.
São dois dias de evento (02 e 03), com várias palestras explicando como montar um negócio e adquirir uma linha de crédito.
Onde obter financiamento pelo FCO:
Os interessados em obter financiamento com recursos do Fundo devem procurar o Banco do Brasil S/A ou uma das Instituições Credenciadas:
- Banco Cooperativo do Brasil S.A – BANCOOB;
- Banco de Brasília S.A – BRB;
- Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE;
- Cooperativa de Crédito Rural – CREDICOAMO;
- Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária – CENTRAL CRESOL SICOPER;
- Agência de Fomento de Goiás S.A – GOIÁSFOMENTO;
- Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S.A – MT FOMENTO; e
- Banco Cooperativo SICREDI S.A.
- UNICRED-MT (Cooperativa de Crédito dos Médicos, Profissionais da Saúde e Empresários de Mato Grosso).
A SEDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda) está participando da Caravana com a Cadeia Produtiva e Economia Solidária, junto com várias instituições, sindicatos (que representam os artesãos) e produtores rurais.
O secretário adjunto Ivan Alves destacou a importância dessas linhas de crédito para o avanço e desenvolvimento da economia de uma cidade.
Ivan, em sua fala, mencionou que a SEDET está trabalhando para aumentar o percentual do FCO para Brasília, pois a verba que vem do governo federal é repartida com as cidades que compõem a RIDE, reduzindo bastante a faixa de crédito para o DF. Ele também afirmou que a secretaria tem um programa complementar voltado a atender os pequenos e microempreendedores, o ProsperaDF. Por fim, Alves pediu para que eventos como esse ocorram mais vezes no Distrito Federal.
A superintendente da SUDECO, Luciana Barros, falou sobre o propósito da Caravana da Sudeco: “Temos que melhorar as desigualdades que há no Centro-Oeste. Aqui em Brasília, muitas regiões administrativas vivem uma realidade diferente, com bastante desigualdade social. O governo federal vem com esse instrumento que é o FCO para mudar a vida das pessoas, dando oportunidades para saírem da informalidade, obtendo um crédito diferenciado, podendo ampliar seus negócios, comprar um maquinário.” A proposta da Caravana é sair dos grandes centros e ir para o interior, gerando oportunidades para mudar a realidade de uma cidade.
Luciana Barros também foi conhecer alguns dos trabalhos feitos por artesãs, acompanhada pela diretora da Cadeia Produtiva e Economia Solidária da SEDET, Sandra Madeira.