julho 2, 2024 Por André Angelo 3

Movimento Unificado pela Valorização da GAPS leva demanda da categoria à Casa Civil, junto com o Deputado Distrital João Cardoso

Hoje (02), os líderes do Movimento Unificado pela Valorização da GAPS, foram recebidos pelo Secretário Executivo da Casa Civil, Cristiano Lopes, através de uma articulação feita pelo Deputado Distrital João Cardoso, para levar as demandas da categoria, deliberadas na última assembleia, realizada no último dia 20, no auditório da Câmara Legislativa.

Estavam presentes os Presidentes da ASPSES-DF, Helio Nascimento, do SINTTASBDF, Solange Bezerra, do SINTTARDF, Alessandro Araújo, além do diretor do SINTTASBDF, José Adriano e a articuladora política e institucional da ASPSESDF, Silene Almeida.

Na ocasião, o Secretário Executivo recepcionou a comitiva, saudando o Deputado Distrital João Cardoso, pela sua parceria como Deputado da Base de governo e o excelente trabalho feito pelo mesmo, junto às diversas categorias do funcionalismo local. Destacou que, o pleito apresentado pelo Movimento Unificado é justo, todavia, depende de um posicionamento da Secretaria de Saúde e de Economia acerca do impacto financeiro e orçamentário, para que a matéria passe a ser analisada pela Casa Civil e, posteriormente, submetida ao Governador Ibaneis.

Os representantes das categorias, discorreram sobre as propostas apresentadas, os anseios dos servidores, invisibilizados pelo sistema, porém, ressaltaram que atuam em área estratégica para que a saúde possa funcionar, em sua plenitude.

Também falaram sobre a insatisfação e frustração dos profissionais que se sentem preteridos, inclusive dentro da própria pasta, com tratamento diferenciado, colocando os servidores em posição de antagonismo e desmotivação.

O parlamentar João Cardoso, reforçou a disposição dos presentes em atuar de forma negociada, para a construção de uma solução para o impasse salarial na carreira GAPS.
Lembrou ainda que, tanto ele, como o Presidente da CLDF, Deputado Wellington Luís estão comprometidos em atuar a favor de nosso pleito.

O Secretário Executivo, Cristiano, reforçou que a sanção da emenda da carreira GAPS era uma sinalização positiva do Governo, porém, a mesma não tem caráter vinculativo.
Todavia, declarou considerar justo o pleito apresentado e ressaltou que, o caminho percorrido pelo Movimento Unificado, buscando a articulação política e o diálogo se mostra assertivo para que tenhamos êxito.

Os dirigentes das entidades da saúde reiteraram a disposição para o diálogo, mas, informaram que, a categoria está exaurida e inconformada com a falta de perspectiva de melhoria salarial, já concedido a outras categorias da saúde, em detrimento da GAPS.

“Vamos intensificar nossa articulação, buscando mais apoios e alianças para que a nossa categoria seja ouvida e atendida. O Dep João Cardoso e o Dep Wellington tem sido parceiros leais e presentes e temos q certeza que, o Governador Ibaneis irá prestigiar o pedido dos dois parlamentares e de outros que estiverem dispostos a abraçar nossos servidores, em busca de um salário digno e melhores condições para trabalharem. Seguimos articulando e acompanhando os desdobramentos dessa reunião inicial, que marca o processo de negociação”, declara Silene Almeida, uma das líderes do Movimento Unificado.

Para Solange Bezerra e Alessandro Araújo, “o.momento requer estratégia e perseverança, afinal, temos um governo a convencer e inimigos internos que atuam na escuridão, querendo atrapalhar. Porém, o grupo do movimento é coeso, unido, forte e focado e, estamos buscando o nosso reconhecimento e valorização, que será a bandeira de nossa vitória!”

“A categoria precisa se manter mobilizada e estar pronta para os comandos advindos de nosso movimento. Com disciplina, organização e união, vamos vencer mais esse desafio”, declara o presidente da ASPSES-DF.