SEDET-DF participa do 1º PopRuaJud de 2024
O PopRuaJud, institui no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. No DF, essa é a 7ª Edição do Multirão para atender as pessoas em situação de rua.
O PopRuaJud tem em seu objetivo, oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos órgãos que compõem o sistema de Justiça e, assim, possibilitar o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET-DF), participou do multirão ofertando diversos serviços como:
- Qualificação de lavadores e guardadores de veículos, onde foi dado um curso para 20 pessoas
- Oficinas da Cadeia Produtiva (artesanato, manualistas),
- Encaminhamento às vagas de emprego e
- CTPS digital, por meio da Agência do Trabalhador Itinerante,
- Microcrédito do Programa PROSPERA,
- Além de Qualificação e Orientação Profissional.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT ) forneceu os seguintes serviços:
- Certidões de Nada Consta e distribuição;
- Andamento processual e redução a termo;
- Orientações quanto à execução de pena em sistema aberto;
- Atendimentos e orientações quanto à Infância e Juventude, pessoa idosa e violência doméstica;
- Conciliações cível, familiar e consumidor.
O subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e ao Empregador, Ilton Teixeira, destacou que “a SEDET, por meio da Agência do Trabalhador Itinerante, está proporcionando e levando a essas pessoas diversos serviços essenciais que podem mudar suas realidades, seja com cursos de qualificação, oportunidades de emprego ou até mesmo com a Cesta do Trabalhador”.
O subsecretário de Microcrédito e Economia Solidária (SME), Alex Barreto, falou sobre as oportunidades que a SEDET oferece para quem deseja empreender. “Temos o ProsperaDF, que visa fortalecer os pequenos e microempreendimentos produtivos, uma oportunidade para abrir e alavancar um pequeno negócio e, de fato, ajudar essa população que se encontra em estado de vulnerabilidade social”, destacou.
Por fim, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, explica a importância desse evento no atendimento para quem mais precisa: “Sem dúvida esse evento é a oportunidade que muitos precisam para voltarem ao mercado de trabalho e o que oferecemos a eles é bem mais que acesso à serviços públicos. Oferecemos o resgate da dignidade como cidadãos. ”relatou.
Com informações SEDET-DF.