abril 12, 2024 Por André Angelo 0

O Lado Social das Torcidas Organizadas: Além das Arquibancadas

Torcida organizada também é social, é se preocupar com o bem-estar do próximo, vai muito além ao que é pintado por parte da grande mídia, onde destacam uma pequena parte que se envolvem em desordem. Vamos mostrar outro lado pouco difundido.

Quando se fala em torcidas organizadas, é comum que venha à mente imagens de estádios fervorosos e paixão pelo time. No entanto, há um lado muitas vezes negligenciado por detrás dessas organizações: o lado social, onde a solidariedade e o compromisso com a comunidade se destacam.

Na noite desta quinta-feira (11), a Torcida Jovem Fla 23º Pelotão de Brasília, realizou uma ação impactante em prol das crianças em situação de vulnerabilidade social. Em um gesto de generosidade e empatia, foram distribuídas caixas de chocolates para crianças de um projeto social na Vargem Bonita-DF. Elas fazem parte do projeto Capoeiras nas Escolas, ministrado pelo grupo de capoeira Raízes do Brasil. Essa iniciativa não só trouxe um momento de alegria para essas crianças, mas também evidenciou o comprometimento da torcida em fazer a diferença fora dos campos.

O projeto Capoeira nas Escolas tocado pelo grupo Raízes do Brasil, está há 10 anos promovendo inclusão social na Vargem Bonita, eles atendem crianças, adolescentes e adultos.

A capoeira, além de ser uma expressão cultural brasileira, é uma ferramenta poderosa para promover inclusão social, disciplina e autoestima, além de oferecer oportunidades para o desenvolvimento pessoal.

As aulas são todas as terças e quinta-feira, das 19:30 as 21:00 no Centro de Ensino Fundamental da Vagem Bonita.

Quem está à frente do projeto, Mestre Banjo (Cleuber Oliveira), graduada Tempestade (Jasmine Oliveira), Graduado Carimbó (Wesley Ribeiro), graduada Estilete  (Thuany Oliveira), Graduado Boca (Cayo Souza).

Foi um evento de grande valia para nosso projeto, esperamos que essas ações aconteçam mais vezes

Jasmine Oliveira

O presidente da Jovem Fla de Brasília, Rodrigo Patricio, destacou:

Essas ações destacam um aspecto muitas vezes esquecido das torcidas organizadas: o seu potencial para causar um impacto positivo na sociedade. Longe de serem apenas grupos de apoio aos times de futebol, nós buscamos um mundo melhor com menos desigualdades sociais.

Deixa as crianças cantarem….