2026: Quem será o próximo governador no DF?
Vamos falar de alguns possíveis candidatos para o DF, começaremos uma sequência de matérias, mas, nesse de hoje vamos falar de Rafael Prudente, deputado federal (MDB).
Rafael Prudente, foi deputado distrital por 02 legislaturas, (2014, 2018), chegando a presidência da CLDF, e com um feito inédito conseguiu aprovação da reeleição para presidente da Casa, ficando na presidência por 04 anos, dentro de uma mesma legislatura.
Em 2022, foi eleito deputado federal, sendo o 4º parlamentar mais votado do DF.
Rafael por mais que tenha uma aparência jovial, acumula bastante experiência política, sabe bem como funciona os bastidores, sabendo agregar bem seu grupo político. Sua voz calma e suave sabe subir o tom na hora exata.
Ontem (16), participou de um Podcast aqui do DF, Radio Corredor, apresentado pelo repórter Odir Ribeiro, onde pode se constatar a habilidade política do parlamentar.
Prudente é formado em administração, e sabe administrar bem conflitos, sabe conviver com quem pensa diferente, ele é evangélico, conservador, mas, sabe dialogar com a esquerda, tanto é que seu partido apoia o governo Lula. Na CLDF ele soube bem como ter apoio tanta da oposição quanto da situação e isso o ajudaria caso viesse a ser governador do DF, ele teria uma boa base de apoio dos distritais.
Outro fator importante para o parlamentar, ele não tem medo de disputar eleição, ele não escolhe candidatos, acredita que está em um partido grande faz toda a diferença, ” alguns candidatos perderam a oportunidade de ser deputado por pensarem demais, escolherem de mais um partido, pensando nos outros candidatos, escolheram partidos pequenos e hoje estão fora”.
Prudente falou sobre sua saída da presidência do MDB-DF, foi um conjunto de fatores, era melhor para o grupo, entregamos 01 deputado federal, 03 deputados distritais, agora o partido conta com 06 distritais, 01 governador, eu estando na Câmara Federal, fica muito dispendioso tomar conta de toda esta estrutura e conciliar com meu trabalho federal, por isso, a decisão de ser o deputado Wellington Luis o presidente do MDB-DF foi muito acertada, ele convive bem os parlamentares, e além de tirar qualquer falácia que eu iria usar o cargo para vir a disputa de governador, eu quero o que é melhor para o partido, e isso está acima de nossas decisões pessoais.
O parlamentar é jovem, e disse que está a disposição do partido, 2026, 2030, não sei pra qual cargo irei disputar, só o tempo vai dizer, e estamos no grupo do governador Ibaneis, ele vai contribuir pra qual cargo irei concorrer.