
Movimento Unificado busca apoio para cumprimento do acordo feito com GDF para reestruturação da GAPS
Na manhã desta terça-feira (29), representantes do Movimento Unificado da SESDF estiveram reunidos com o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz. O grupo busca fortalecer o apoio político para garantir o cumprimento do acordo firmado em fevereiro deste ano com o Governo do Distrito Federal (GDF), que prevê a reestruturação salarial da categoria GAPS (Gestão e Assistência Pública à Saúde).

O movimento é composto pela Associação dos Servidores da Saúde Pública do DF (ASPSES-DF), pelo Sindicato dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do DF (SINTTAR-DF) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do DF (SINTTASB-DF).

Durante o encontro, a coordenadora política do Movimento, Silene Almeida, destacou o esforço da categoria ao longo de mais de dois anos de mobilizações em busca de valorização salarial. Ela relembrou que, em fevereiro de 2025, os representantes do movimento estiveram reunidos com o secretário de Economia, Ney Ferraz, com a Chefe de Gabinete da SEEC, Ledamar Rezende, acompanhados pelo deputado distrital Jorge Vianna. Na ocasião, foi apresentada uma proposta semelhante à concedida aos técnicos em enfermagem: reajuste de 15% dividido em duas parcelas, sendo a 1ª parcela para Maio/2025 e a 2ª em Abril/2026; E a redução dos padrões de escalonamento vertical de 25 para 18 anos.
Para os auxiliares em saúde, a proposta incluía a mesma redução nos padrões e um reajuste de 20%, também parcelado.
Wellington Luiz se comprometeu a intermediar o diálogo com o governador Ibaneis Rocha e articular apoio entre os parlamentares da Casa. “Vou conversar hoje com os deputados Jorge Vianna e João Cardoso. Vamos, juntos, pedir o apoio de todos os deputados desta Casa, porque acreditamos que o pleito dos servidores da saúde é legítimo. Confio na palavra do governador Ibaneis Rocha e acredito que ele irá cumprir o acordo firmado com a categoria na Secretaria de Economia”, afirmou o presidente da CLDF.
A categoria agora aguarda os desdobramentos políticos e administrativos para que o acordo seja efetivamente cumprido e os servidores tenham suas reivindicações atendidas.
Compartilhe essa matéria com todos os colegas da GAPS e fiquem atentos à convocação e informações do Movimento Unificado!
Os técnicos de enfermagem tiveram a reestruturação em OUTUBRO de 2024. Enquanto isso, ficamos dependendo da boa vontade de políticos. Triste, mas é isso que está reservado pra uma categoria que nem tem sindicato que preste. Dois anos mendigando um aumento que outras categorias já receberam.