novembro 21, 2024 Por André Angelo 0

SEDET celebra o dia da Consciência Negra com um lindo desfile de moda Afro-Brasileira sustentável

Embora o Dia da Consciência Negra seja comemorado no dia 20 de novembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET), através da Subscretaria de Microcrédito e Economia solidária (SME), anteciparam as celebrações nesta terça-feira (19) com um belo desfile de moda afro-brasileira. O evento foi realizado pelo projeto Fios Sustentáveis, que transforma roupas descartadas em peças renovadas, valorizando a sustentabilidade por meio do trabalho de estilistas e artesãs.

O desfile apresentou criações do renomado estilista Miguel Habacuc, da capital federal, e das artesãs do projeto Fuxico Perfeito. Além de destacar a moda, o evento teve como objetivo conscientizar sobre igualdade racial, consumo consciente e a importância da sustentabilidade.

O diretor criativo Fernando Lackmam deu sua originalidade nesse lindo evento.

Artesãos do Distrito Federal também participaram, expondo peças únicas feitas com muito cuidado e criatividade.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, incluindo o chefe de gabinete da SEDET, Messias, que representou o secretário Thales Mendes. Em seu discurso, Messias destacou a herança africana na formação do povo brasileiro e falou sobre os projetos da secretaria que buscam reduzir desigualdades por meio de cursos de capacitação profissional. Segundo ele, 60% das vagas desses cursos, os participantes são de pessoas negras ou em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a geração de emprego e renda.

O chefe de gabinete do deputado Robério Negreiros, Cezinha, também marcou presença, levando uma mensagem do parlamentar. Ele reforçou que o gabinete está à disposição para apoiar ações de capacitação e qualificação profissional, destacando que o trabalho e a geração de renda são caminhos para combater o racismo e diminuir as desigualdades.

Já o subsecretário Alex Barreto, da área de microcrédito e economia solidária, ressaltou o trabalho voltado ao fortalecimento de pequenos empreendimentos urbanos e rurais no Distrito Federal. Segundo ele, essas ações ajudam a criar oportunidades de trabalho e renda, reduzindo desigualdades sociais e raciais.

Gisleine Kalvis, idealizadora do Projeto Fios Sustentáveis, falou da importância do seu projeto, “A moda sustentável é o futuro da indústria. Para nós, criatividade significa que a moda não pode ser apenas um produto, tem que ser humano e pessoal. Artesanato significa roupas feitas com habilidade, cuidado e feitas para durar. O oposto das imitações descartáveis que vemos em todo lugar”.

O Projeto Fios Sustentáveis revoluciona a moda, transformando roupas que teriam descarte irregular em peças únicas e elegantes, reduzindo o desperdício e promovendo um consumo consciente. O artesanato também é humano, mostra que por trás da roupa está uma pessoa que se importou o suficiente para ganhar domínio.

“Juntos, podemos criar um futuro mais verde e um planeta mais limpo para todos, onde a moda seja sinônimo de sustentabilidade, criatividade e humanidade e que impacta positivamente toda uma cadeia produtiva”, destacou Gisleine.

A festa foi iluminada pelo artesanato, com expositores apresentando suas belíssimas peças. Tânia Mendes, vice-presidente do Sindicato dos Artesãos, ressaltou que o artesanato não faz distinção entre pessoas, sendo acessível a todos. Segundo ela, essa inclusão deve ser refletida na convivência humana, promovendo uma harmonia universal.

O respeito não precisa de calendário, pois é uma essência que deve permeiar todas as nossas interações. Quando respeitamos uns aos outros, criamos um ambiente de harmonia e compreensão, tornando datas comemorativas desnecessárias.

O cantor, compositor, ator, Milsinho deu um palinha… confira abaixo.

Importante salientar que a SEDET é membro do Conselho Distrital de Políticas Públicas da Igualdade Racial (PLADIPiR), e a secretaria com seus cursos de qualificação profissional busca através da qualificação acabar com essas desigualdades.