SEDET em parceiria com a SETUR realizam cadastro para a Carteira Nacional do Artesão e manualistas do DF
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET), e a Secretaria de Turismo (SETUR), uniram forças para realizar um importante cadastro para artesãos e manualistas do DF. O objetivo é emitir a Carteira do Artesão, assim reconhecendo esses profissionais e sua atuação no mercado.
O cadastro foi realizado hoje (31), na SEDET, contou com a participação de muitos artesãos e manualistas interessados em obter a carteira. A iniciativa visa valorizar a produção local, promover a economia solidária e fortalecer o turismo na região gerando emprego e renda.
Vale destacar que a SETUR é a pasta fundamental e responsável para o desenvolvimento do turismo e da economia criativa (solidária) local, especialmente para os artesãos. Sua principal responsabilidade é promover e valorizar o trabalho desses profissionais, oferecendo-lhes oportunidades de visibilidade e comercialização. Para isso, a Secretaria realiza cadastramentos e recadastramentos de artesãos, grupos informais e instituições públicas e privadas, com o objetivo de emitir a Carteira Nacional do Artesão.
Além disso, a Secretaria desenvolve projetos como o Rota do Artesanato, que inclui artesãos cadastrados em ações de promoção e divulgação. Também há iniciativas para aumentar o número de lojas e participar de feiras e eventos, garantindo maior visibilidade para os artesãos da cidade. Com essas ações, a Secretaria de Turismo reafirma seu compromisso em apoiar o desenvolvimento econômico e cultural do Distrito Federal, valorizando a produção local e promovendo a economia criativa.
“Essa parceria entre SEDET e SETUR é fundamental para apoiar os artesãos e manualistas de todo o Distrito Federal, oferecendo-lhes oportunidades de visibilidade e comercialização”, destacou Thales Mendes, secretário da SEDET.
“A Carteira Nacional do Artesão é um selo de qualidade, reconhecendo a habilidade e dedicação desses profissionais”, acrescentou a SETUR.
A Carteira de Artesão e manualista oferecerá benefícios como:
- Reconhecimento oficial como artesão ou manualista
- Acesso a feiras e eventos de turismo
- Possibilidade de participar de programas de capacitação
- Acesso a linha de Crédito, como o Prospera-DF
Os artesãos e manualistas cadastrados receberão orientações sobre como aproveitar ao máximo esses benefícios.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do governo de Brasília em apoiar o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.
A SEDET agradece o apoio e parceria da SETUR no desenvolvimento econômico do DF, assim tirando milhares de artesãos da invisibilidade.