setembro 21, 2024 Por André Angelo 0

Movimento Unificado Rechaça Ataques à Liderança da GAPS

Os representantes do Movimento Unificado pela Valorização da Carreira GAPS vêm a público manifestar REPÚDIO pela matéria publicada no blog “Expressão Brasiliense“, no dia 21/09/2024.



Nenhum deles, tampouco a ASPSESDF ou a servidora Silene Almeida, foram procurados pelo veículo citado para se manifestarem sobre o conteúdo publicado.



A matéria não segue os princípios do jornalismo sério, pois despreza o padrão técnico e ético de ouvir todos os lados envolvidos.


Além de ser passível de interpelação judicial, o conteúdo afeta a credibilidade do veículo de comunicação que a divulgou.


A matéria se apoia em narrativas criadas para confundir a opinião pública. No entanto, os servidores da GAPS, a classe política e o Governo do Distrito Federal conhecem os fatos verdadeiros:

A liderança “atacada”, sem direito de defesa por não ter sido ouvida, jamais se apresentou nas negociações como assessora parlamentar, mas sim, como servidora da GAPS;


O gabinete do deputado federal Júlio César tem mantido o compromisso de defesa da saúde pública de qualidade para a população do Distrito Federal. Tanto é que, segundo apurações no sistema de emendas, o deputado é um dos que mais trazem recursos para o Distrito Federal. Logo, tentar envolver o deputado em narrativas falsas é uma ação leviana e passível de questionamento nos tribunais. O Movimento Unificado rejeita qualquer tentativa de vinculação pejorativa e negativa, seja com parlamentares da base ou da oposição. Nossa luta é pelos servidores! Nossa política é a valorização da GAPS!


Não foi apresentada, até a presente data, nenhuma proposta oficial para a Carreira GAPS. Por isso, soa estranho o autor da matéria afirmar que “o governo resolveu retirar a proposta e encerrar as negociações”. A “fonte” que patrocinou essa matéria não trouxe os fatos reais e, ao publicar sem ouvir o gabinete parlamentar, a Secretaria de Saúde e a liderança da Saúde e da GAPS, Silene Almeida, resultou em um texto distorcido, cheio de inverdades e narrativas falsas. O objetivo claro é atingir Silene e tentar jogar os servidores contra o movimento, induzindo-os a acreditar que as negociações foram encerradas. Esses truques linguísticos, usados para disseminar mentiras de forma massiva, com o intuito de fabricar teorias, já são conhecidos pela população. O próximo passo será a produção em série de matérias para tentar levantar a moral de alguém, que, por sua vez, será visto como “salvador(a) da pátria”. Ninguém cai mais nessa história!


Em nenhum momento, fazer greve foi pauta das assembleias realizadas pelo Movimento Unificado e, tampouco, foi incentivado por Silene Almeida. Apesar da ansiedade e dos ânimos exaltados de uma categoria que se sente invisibilizada há décadas, as lideranças têm pautado sua atuação pelo conhecimento técnico do grupo e pela habilidade política da articuladora institucional, Silene;
SINTTASBDF e SINTTARDF, respectivamente, representantes dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do Distrito Federal e dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia do DF, rechaçam a informação de que alguns sindicatos “manifestaram interesse” em aceitar a suposta oferta de 15%. E o fazem de forma veemente, pois essa proposta nunca foi feita em mesa de negociação, além de defenderem o que já foi acordado com as categorias que representam nas assembleias realizadas no dia 18/09/2024 (SINTTASBDF) e 20/09/2024 (SINTTARDF);



O Movimento é formado por uma Associação de Servidores (ASPSESDF) e por dois sindicatos, SINTTASBDF e SINTTARDF, dos três que representam os cargos da carreira GAPS.


O levantamento do percentual de 15% foi feito em uma reunião realizada no dia 20/09, na Secretaria de Saúde, onde a presidente de outra entidade sindical, que representa uma parcela da GAPS, se manifestou por videoconferência, afirmando que o seu sindicato aceita 15%. Ou seja, a única vez que os líderes do Movimento Unificado ouviram essa sugestão foi por meio dessa outra dirigente sindical.


Feitas as considerações necessárias, o Movimento Unificado expressa seu REPÚDIO por essa tentativa inescrupulosa de descredibilizar uma pessoa que tem se dedicado de forma honesta, ordeira e ética à defesa de nossa causa!

Reiteramos aos colegas que nosso compromisso é por uma negociação diligente e firme pela demanda já pacificada pela categoria.

Nós, servidores da GAPS e Movimento Unificado, estamos com você, Silene Almeida. Sua postura responsável, estratégica, firme e sem vaidades nos representa!

Movimento Unificado pela Valorização da GAPS