agosto 30, 2024 Por André Angelo 0

Movimento Unificado traz informes sobre o processo da Reestruturação da GAPS

Em LIVE concorrida na noite de ontem (29), representantes do Movimento Unificado pela Valorização da GAPS, trouxeram explicações importantes e esclarecedoras sobre o processo de Reestruturação da carreira GAPS, que se encontra na Secretaria de Economia para análise.

Numa apresentação didática e com linguagem acessível, os líderes do Movimento Unificado explicaram o passo a passo do projeto iniciado pela ASPSESDF e, depois, abraçado pelo SINTTASBDF e SINTTARDF, com a proposta deliberada pela categoria na Assembleia conjunta no dia 20 de Junho, quando os servidores da GAPS, lotaram o auditório da CLDF.

Na LIVE, transmitida pelo INSTAGRAM e, agora disponível no Youtube, estiveram presentes, SILENE ALMEIDA (ASPSESDF), SOLANGE BEZERRA e JOSE ADRIANO (SINTTASBDF) e ALESSANDRO ARAÚJO (SINTTARDF), discorrendo com riqueza de detalhes o processo SEI 00002-00002417/2024-36.

A transparência nas ações e nas informações tem sido uma das marcas registradas do Movimento Unificado, envolvendo os servidores e despertando o senso de pertencimento do processo em curso.

Durante a LIVE, foi explicado aos servidores que, o GDF sinalizou positivamente para a categoria ao sancionar uma emenda do Deputado Distrital João Cardoso, a pedido da ASPSESDF, de 150 milhões, destinada à reestruturação da GAPS. Tal iniciativa por parte do Executivo, disponibiliza uma parte do orçamento deste ano para atender a categoria.

Diante da sanção e publicação da LDO, o movimento unificado articulou junto à equipe técnica da Secretaria de Saúde, os recursos financeiros necessários para custear a implementação da tabela aprovada na Assembleia Geral, incluindo a Gratificação (GIAES). Para os líderes do Movimento, o mais importante é um vencimento robusto e isso está contemplado na proposta. Todavia, a Gratificação faz justiça aos servidores em atividade e aposentados, que tem grandes perdas salariais ao se aposentarem.

Também foram expostas as dificuldades do processo de negociação, potencializadas pela insistência do SindSaude, que representa parte da GAPS, em defender um projeto que não atende aos anseios da categoria e, tampouco foi acolhido pela SES.

Os representantes do Movimento Unificado demonstraram que, a proposta do Sindicato em questão, foi anexada à apresentada por eles e que já está na Secretaria de Economia. Também informaram que, no curso da avaliação do projeto apresentado pelo Movimento, a SUGEP/SES, fez uma contraproposta nos autos para análise e deliberação da Secretaria de Economia.

Para Silene Almeida, “essa intervenção por parte da Gestão da SES, deve ser comemorada, pois, independente do seu teor, tal ação materializa o acolhimento da proposta e, esse passa a ser uma iniciativa do Executivo!”, pontuou.

E ela complementa “o projeto deixa de ser do Movimento e passa a ser do Executivo, da SES. E, continua sendo de todos os servidores da carreira!”

Diante desse cenário, os representantes destacaram a importância da UNIÃO de todas as entidades em torno desse projeto. Mais uma vez, reiteraram o convite ao SindSaúde para engrossar as fileiras dessa futura conquista. E, alertaram que, o divisionismo defendido pelo SindSaúde pode colocar tudo a perder.

A representante da ASPSESDF, conclamou os servidores da Carreira a cobrarem uma postura de adesão do SindSaúde, abraçando o projeto em curso. Declarou que, o protagonista deste movimento é o servidor da GAPS! E, com a probabilidade de haver um endurecimento da categoria, lembrou a responsabilidade constitucional do SindSaude, que detém a carta sindical dos servidores da área administrativa e operacional da GAPS, em defender os interesses dos trabalhadores.

“A carta sindical é concedida ao sindicato para tutelar os direitos dos trabalhadores e não para servir a interesses próprios de dirigentes! Ela pertence aos representados e a entidade deve ACATAR a vontade da maioria! Logo, se o SindSaúde não tem credibilidade para encher uma assembleia com quórum para aprovar ações mais concretas, nós temos e, iremos convocar os colegas da GAPS para estarem na próxima ASSEMBLÉIA e fazer valer a nossa vontade!”, decretou Silene Almeida

Fique ligado! Aqui, no FALACOMUNIDADE, voce fica por dentro de todas as notícias da GAPS e outras mais!