RenovaDF vem transformando espaços públicos e orgãos de governo por todo o DF
Um curso de qualificação profissional na área de auxiliar de manutenção e construção civil está ajudando na recuperação de espaços públicos do Distrito Federal. Enquanto se qualificam, os participantes do programa trabalham na revitalização desses locais. O curso tem uma carga horária mínima de 240 horas, com aulas diárias de quatro horas, ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), uma instituição reconhecida por sua experiência na formação e qualificação de mão de obra.
Neste sábado (24), os alunos que estão revitalizando o 17º Batalhão da PM de Águas Claras foram recepcionados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET), a secretaria responsável pelo programa RenovaDF.
Durante a recepção, houve um bazar social com doações de roupas, calçados e vestuário infantil para os alunos, muitos dos quais são moradores em situação de rua e imigrantes.
O secretário da SEDET, Thales Mendes, fala da importância do RenovaDF, “Um curso de qualificação profissional traz oportunidades e novas condições para quem busca ingressar no mercado de trabalho. A qualificação profissional é uma grande saída para alcançar um emprego”. destacou.
A subsecretária de Qualificação Profissional da SEDET, Lucimar Pinheiro, destacou que o acolhimento aos moradores em situação de rua e imigrantes é uma determinação do governador Ibaneis Rocha, sensibilizado pelas dificuldades enfrentadas por essa população. O governo tem buscado formas de ajudá-los, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
“A qualificação profissional é a porta de entrada para o mercado de trabalho, melhorando a vida de muitas pessoas. Os imigrantes que se instalam em nossa cidade precisam de emprego, e sabemos dos desafios que enfrentam. Muitos tiveram que deixar seus países fugindo da fome e da guerra. Estamos atentos às necessidades dos moradores em situação de rua, que precisam de documentos, qualificação profissional e uma oportunidade para sair das ruas”, frisou Lucimar.
A pedido do governador Ibaneis Rocha, a SEDET reserva 20% das vagas de cada ciclo do RenovaDF para moradores em situação de rua, imigrantes, população LGBTQIAP+ e idosos, demonstrando o compromisso do governo em cuidar das minorias.
A aluna Priscila Cristina, nos contou sobre suas expectativas com o curso, ” estou muito feliz com o curso, aprendendo muitas coisas novas, estou me esforçando ao máximo, pois 20% dos alunos serão reaproveitados com mais 03 meses de curso, assim estarei mais pronta para o mercado de trabalho.
Benefícios aos alunos
Vale frisar que os alunos do RenovaDF recebem vários benefícios, como: kit uniforme, com camiseta, bota, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual e lanche, além de uma bolsa no valor de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.