SEDET-DF celebra a entrega de contratos a empreendedores através do ProsperaDF
O Prospera é um programa coordenado pela Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária, para a concessão de empréstimos produtivos e orientados para micro e pequenas empresas, pequenos empreendedores do setor formal e informal da economia (feirantes, artesãos, manualistas, trabalhadores autônomos, empreendedores individuais), sejam eles rurais ou urbanos.
Na manhã desta quarta-feira (07), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET), foi celebrada a entrega de mais de uma dezena de contratos de empréstimos a pequenos e microempreendedores, através do programa ProsperaDF.
O ProsperaDF oferece a linha de crédito mais baixa do mercado financeiro, com menos burocracia. Para a SEDET, a importância de ajudar essas pessoas a conseguirem ter acesso a uma linha de crédito está diretamente ligada a uma questão social, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de Brasília. “Estamos gerando emprego e renda”, destacou.
O Secretário da SEDET, Thales Mendes, frisa que o programa ProsperaDF tem crescido ano após ano, “o Prospera ao longo do governo Ibaneis Rocha, concedeu mais de 46 milhões em empréstimos, e apenas em 2024, foram mais de 05 milhões, isso é geração de emprego e crescimento econômico para o Distrito Federal”.
O Subsecretário de Microcrédito e Economia Solidária da SEDET, Alex Barreto, discursou sobre a importância do Programa Prospera:
“Tanto a SEDET quanto o governo não criam empregos diretamente; eles criam um ambiente favorável para que a iniciativa privada os crie. Quando se empresta dinheiro a juros bem baixos, não estamos dando nada, pois o dinheiro será pago, mas estamos proporcionando a oportunidade para vocês prosperarem, aumentando seus negócios e gerando empregos.”
“Um exemplo: se o governo aplica 20 milhões em rendimentos bancários, o retorno financeiro seria maior. No entanto, ao empregar esse dinheiro no Prospera, o valor cobrado nos juros é muito menor. Onde está o foco social? Esse valor aplicado em uma pequena empresa traz crescimento, oferta vagas de emprego, tira pessoas da vulnerabilidade social e muda a realidade de uma cidade. Haverá mais dinheiro circulando, gerando mais tributos, e a sociedade como um todo sai ganhando.”
Por fim, Alex Barreto enfatizou que, para ter acesso ao programa, são necessárias três coisas básicas:
- Nome limpo;
- Um fiador;
- Não dever ao GDF.
“E muito importante para o crescimento de uma empresa é saber separar as receitas. Separe o dinheiro que é da empresa do que é da pessoa física. E muito salutar é se manter adimplente; isso fará com que o mercado financeiro mantenha sempre as portas abertas.”
Quem também participou da celebração foi o representante do deputado distrital Robério Negreiros, o senhor Gilson Roberto, que relatou como o parlamentar tem agido para o fortalecimento do Programa:
“O deputado Robério tem como sua bandeira a geração de emprego e qualificação profissional. Através de suas emendas destinadas a diversos programas da SEDET, ele tem oportunizado que mais pessoas tenham acesso a crédito, ajudando no crescimento econômico do Distrito Federal.”