Feiras e Festivais em Brasília: SEDET-DF Impulsiona a Cadeia Produtiva e Economia Solidária
A SEDET-DF marcou presença em 03 importantes feiras em Brasília neste fim de semana, Origem Week e Chocolat Festival Brasília, 1º Festival da Cachaça de Brasilia e AgroBrasília 2024
O Chocolat Festival, reconhecido como o maior festival de chocolate e cacau da América Latina, desempenha um papel crucial na promoção do consumo consciente e no impulsionamento da indústria, do agronegócio e do turismo.
O evento deste ano contou com a integração do Origem Week, uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local com o objetivo de melhorar a competitividade e promover produtos ligados às condições e características regionais. A união desses dois eventos resultou em uma grande feira do chocolate, com capacidade de gerar significativos negócios e oportunidades comerciais.
A realização do festival contou com o apoio do Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET), e do Instituto Casa da Vila. Além disso, o evento teve a parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, e do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo.
Outros dois grades eventos foram o Festival da Cachaça de Brasília e a AgroBrasília 2024
Brasília recebeu a primeira Edição do Festival da Cachaça de Brasília. O evento reuniu expositores dos principais rótulos do produto. O Festival contou com workshops, gastronomia e muita música. O cantor e compositor Renato Teixeira foi um dos destaques da programação cultural.
A AgroBrasília é a maior Feira voltada ao seguimento do Agro do Planalto Central. O governador Ibaneis Rocha anunciou um pacote de medidas em prol do segmento agro.
Subsecretaria do Microcrédito e Economia Solidária – SME, (Cadeia Produtiva e Economia Solidária)
A SEDET através da Subsecretaria do Microcrédito e Economia Solidária – SME, (Cadeia Produtiva e Economia Solidária) promoveu a participação de 150 expositores, sendo diversos artesãos e Produtores Rurais, que puderam expor e divulgar seus trabalhos, gerando novas oportunidades de negócios para esses profissionais da Capital Federal.
A Subsecretaria de Microcrédito (SME) tem realizado um trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva do DF. Além de abrir espaços para expositores, também está ajudando os microempreendedores com linhas de crédito.
Um dos programas de crédito é o ProsperaDF, que oferece financiamento para atender às necessidades financeiras de empreendedores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, nas áreas urbanas e rurais, que possuem atividades produtivas de pequeno porte.
Eleni Correia, do Instituto Social Fonte de Luz, um Instituto com foco em atender mulheres em situação de vulnerabilibade social, falou da importancia da SEDET nesses eventos, ” nos ajuda muito, pois precisamos muito desses espaços para a gente expor os nossos trabalhos, e sem a ajuda da Secretaria de Trabalho não consegueriamos um espaço como este”.
Tânia Mendes representante do sindicato Sintrartes (Sindicato dos Artesãos e manualistas), agradeceu a SEDET pela valorização que tem dado ao artesão, oportunizando a participação deles nessas feiras em Brasília, ” sem a ajuda da SEDET não teriamos condições de arcarmos com os custos para alugarmos um stand nesta feira.”
O Subsecretário de Microcrédito e Economia Solidária, Alex Barreto, enfatizou que o objetivo da SEDET é ” fortalecer os pequenos e micro-empreendimentos produtivos, tanto formais e informais das áreas urbanas e rurais do Distrito Federal, proporcionando a geração de renda e ocupações de trabalho”.
A Diretora da Economia Solidária e Articulação da Cadeia Produtiva, Sandra Madeira, destaca que o papel da Cadeia Produtiva é despertar o crescimento da agricultura familiar, o fortalecimento dos artesãos, despertando o empreendendorismo e o associativismo, gerando emprego e renda no Distrito Federal.
O secretário da SEDET, Thales Mendes, disse que a Secretaria de Trabalho busca a cada dia ampliar esses espaços com mais eventos, gerando oportunidades de negócios para os empreendedores, ” sabemos que em Brasília há um grade mercado consumidor que gera oportunidades para quem quer empreender, nosso trabalho é ampliar a Cadeia Produtiva e Economia Solidária”.