Durante a pandemia, palmas, porém, passou e o reconhecimento da enfermagem ficou nisso mesmo
Os profissionais de saúde durante o periodo da pandemia de Covid-19 que vitimaram pessoas em todo o mundo foram os grandes protagonistas, recebiam belas falas das autoridades, politicos, juízes, destando a importãncia do trabalhado desempenhado por estes profissionais, toda a sociedade batiam palmas em suas janelas.
Muitos desses profissionais perderam suas vidas estando na linha de frente do combate, lutando para salvar o maior número possível de pessoas. Muitos trabalhadores ficaram longe de suas casas, ficando muitas vezes morando nos hospitais, fazendo plantões de 24, 36 horas, dormindo no chão, tendo apenas poucos minutos de descanso.
Para poder dar uma melhor qualidade de vida, um reconhecimento pelo trabalho prestado, foi aprovado no Congresso Nacional a Lei do Piso Salarial da Enfermagem. O pessoal da enfermagem em festa, estamos sendo reconhecidos pelo nosso trabalho, porém, veio a realidade, ganharam, mas, não levaram.
Por fim, a Lei do Piso foi parar no STF, a qual teve um novo entendimento, descaracterizando a lei inicial. E por enquanto, nada de dinheiro a mais para a enfermagem, pagamento retroativo, esquece, não terão direito, regionalizou o piso, cada estado vai implementar da maneira que acharem melhor, podem dividirem em quantas parcelas acharem necessarios.
Em Brasilia temos dois deputados distritais ligados a enfermagem, e eles deixaram o seu descontentamento com a decisão da Suprema Corte, Jorge Vianna e Dayse Amarílio.
Esse é o reconhecimento da enfermagem? são importantes apenas no momento do caos, apenas quando o país tem que enfrentar alguma doença?
Salvar vidas não tem preço, salvem os profissionais da saúde.