Autor da lei que cria carteira de identificação para autistas, Robério participa de entrega de documentos e defende inclusão
Evento foi marcado pela entrega de 250 carteiras para pessoas com deficiência, além do lançamento da Cartilha do Autista
Durante a cerimônia de entrega de documentos a pessoas com deficiência (PCDs) e com transtorno do espectro autista (TEA), o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Robério Negreiros (PSD), defendeu a inclusão e lembrou de seu trabalho em favor desse segmento da população. O evento, que contou com a participação de outros parlamentares e autoridades do DF, ocorreu na manhã desta terça-feira (28), no Palácio do Buriti.
Em sua fala, o distrital elogiou a atuação conjunta entre Executivo e Legislativo para com a pauta. “Quanto mais políticos envolvidos na causa da deficiência, melhor. E não poderia deixar de parabenizar o governador Ibaneis, que foi vanguardista ao criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência”, disse Robério ao fazer referência de que, até a criação da pasta, as políticas voltadas ao setor estavam subordinadas à Secretaria de Justiça. “E vamos em frente, pois ainda há muitos desafios”, finalizou.
Reconhecido por seu comprometimento com a causa das PCDs, Robério, que está em seu quarto mandato como distrital, é autor de 13 leis voltadas para essas pessoas. Dentre elas, a Lei 6.642/20, que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no DF; e a Lei 6.842/21, que estabeleceu o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar para identificação de pessoas com deficiências ocultas.
No decorrer da cerimônia, foram entregues 250 carteiras de identificação para PCDs e lançada a Cartilha do Autista. O governador Ibaneis Rocha (MDB) também assinou um termo de cooperação técnica entre o Executivo e o Ministério Público do Trabalho (MPT-DF) com o intuito de aumentar a inclusão das PCDs no mercado de trabalho.
Ascom do deputado distrital Robério Negreiros (PSD)