outubro 13, 2023 Por André Angelo Off

Sintomas do suicídio

Os sintomas do suicídio podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns sinais comuns incluem isolamento social, mudanças repentinas de comportamento, expressão de sentimentos de desesperança e desamparo, perda de interesse em atividades antes apreciadas e falar sobre morte ou suicídio.

Essa semana uma YouTuber de grande influência na direita, tirou sua própria vida, Karol Eller. É importante que se debata sobre este tema, sobre como identificar esses sinais.

Veja algumas informações gerais sobre os sintomas do suicídio.

Os sintomas do suicídio podem variar de pessoa para pessoa e podem ser difíceis de identificar. Alguns sinais de alerta incluem:

Mudanças no comportamento

A pessoa pode se tornar retraída, isolada e perder o interesse em atividades que antes apreciava. Também pode haver uma mudança significativa no sono e no apetite.

Expressões de desesperança

A pessoa pode falar sobre se sentir sem esperança, sem propósito na vida ou como um fardo para os outros. Eles podem expressar pensamentos suicidas de forma direta ou indireta.

Agressividade ou irritabilidade

A pessoa pode ficar mais irritada, agressiva ou agitada sem motivo aparente.

Despedidas ou preparativos

A pessoa pode começar a se despedir de amigos e familiares, fazer preparativos finais, como escrever um testamento ou se livrar de pertences pessoais.

É importante observar que esses sinais não devem ser ignorados e é fundamental buscar ajuda profissional imediatamente. Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais ou pensamentos suicidas, entre em contato com um profissional de saúde mental ou ligue para uma linha direta de prevenção ao suicídio em seu país.

Lembre-se de que o apoio emocional e a compreensão são essenciais nessas situações. Nunca subestime o poder de uma conversa honesta e compassiva, pois um gesto de afeto pode fazer toda a diferença para alguém que está lutando contra pensamentos suicidas.

Fique atento a estes sintomas, caso esteja passando por isso, ou conheça alguém com estes sintomas, procure urgentemente ajuda profissional.