Terroristas atacam Israel: veja a diferença entre vandalismo e terrorismo
Vejam as diferenças entre ataque terroristas e atos de vandalismo.
No dia 08 de janeiro de 2023, vários manifestantes em Brasília promoveram atos de vandalismo, quebrando e depredando vários prédios públicos. E esses atos foram considerados como atos terroristas por parte da grande imprensa e judiciário.
Mas, ato terrorista, é o que está acontecendo em Israel que foi invadida por terroristas do Grupo Hamas, onde estão matando crianças, homens e mulheres civis.
Aqui estão algumas diferenças entre vandalismo e ato terroristas
Vandalismo e ato terrorista são duas formas de comportamento socialmente destrutivas, mas diferem em vários aspectos, incluindo motivação, intenção e impacto na sociedade. Aqui estão as principais diferenças entre os dois:
Vandalismo refere-se à destruição, dano ou alteração não autorizada de propriedades públicas ou privadas. Isso pode incluir grafites, quebra de janelas, pichações, destruição de veículos, entre outros atos de vandalismo.
Um ato terrorista envolve a utilização deliberada de violência, muitas vezes contra civis, com o objetivo de criar medo, instilar terror e alcançar objetivos políticos, religiosos ou ideológicos. O terrorismo pode incluir atentados suicidas, sequestros, tiroteios em massa e outros atos violentos planejados.
Nota-se que no dia 08 de janeiro, foram janelas quebradas, patrimônio depredado, ninguém foi sequestrado ou morto. Então porquê não se classificar as coisas pelo o que elas são?
A motivação
O vandalismo geralmente é motivado por impulsividade, descontentamento, tédio ou ação de grupos marginais. Os vândalos muitas vezes não têm uma agenda política ou ideológica específica.
Os terroristas geralmente têm uma causa ou uma crença ideológica que estão tentando promover. Suas ações são premeditadas e planejadas com o objetivo de gerar impacto político ou social.
Embora o vandalismo possa ser perturbador e caro para as vítimas, geralmente não tem o mesmo impacto emocional e social que um ato terrorista. As vítimas do vandalismo podem se sentir invadidas e inseguras, mas não costumam viver com o mesmo nível de medo constante que as vítimas de terrorismo.
Os atos terroristas têm um impacto significativo nas comunidades e nas sociedades como um todo. Eles podem levar a perda de vidas, ferimentos graves, trauma psicológico generalizado e, em alguns casos, mudanças significativas nas políticas governamentais e na segurança nacional.
Enfim, enquanto o vandalismo envolve a destruição de propriedades sem uma motivação política ou ideológica específica, o terrorismo é uma forma extrema de violência planejada, com o objetivo de instilar medo na sociedade para promover uma agenda específica. O terrorismo é considerado um crime muito mais grave e tem consequências muito mais amplas do que o vandalismo.
Isso aqui é terrorismo
Crianças israelenses presas como se fossem bichos, retrato de atos terroristas