Movimento Unificado da GAPS se reúne com SUGEP/SES para tratar de continuidade do GT da carreira
Na manhã de hoje(14), representantes da ASPSES-DF, SINTTASB e dos Técnicos em Laboratório se reuniram com o Subsecretário de Gestão de Pessoas da SES, Dr. João Eudes e sua equipe técnica para tratar sobre o andamento do Grupo de Trabalho, instituído por aquela pasta, para construírem o melhor modelo de reestruturação da carreira GAPS.
Com o advento da Ação de Inconstitucionalidade contra a Lei 6903/2021, se fazia necessário um alinhamento entre os representantes da categoria e a Secretaria de Saúde do DF.
Silene da Saúde, explanou acerca da conveniência que esse impasse jurídico traz para a matéria do GT, pois, ele se torna o fórum ideal para sanear os dispositivos questionados na ADI, bem como, propor a alteração da nomenclatura dos Assistentes para Técnicos Especializados e ainda, ajustar o cargo dos técnicos em gestão que ficaram dispostos de forma generalizada, na legislação vigente.
Ela destacou também acerca da insatisfação e desmotivação de toda a categoria GAPS em relação à ser hoje a carreira com pior remuneração do GDF. Pediu apoio e engajamento da Gestão para que o projeto seja melhorado e enviado para a SEPLAD. Aproveitou para pleitear a indicação dos Representantes, de direito e de fato, para comporem o GT, a fim de assegurar que todos os segmentos da GAPS estejam contemplados.
Enfatizou que, os Analistas desempenham papel de alta complexidade, com remuneração defasada, incompatível com as demais carreiras e isso tem provocado um alto êxodo desses servidores. E finalizou dizendo que “Ajustar e regularizar a legislação da carreira GAPS é essencial para retomada do Concurso, a fim de suprir uma das áreas com maior déficit na SES!”
André Ângelo, membro do GT, representando os técnicos especializados, reforçou que, o principal pleito da categoria é a manutenção da equivalência salarial e o revisão da nomenclatura da categoria, que sentem orgulho em ser técnicos com formação e profissão regulamentada.
Adriano, Diretor do SINTTASB, falou acerca da insatisfação da categoria de Técnicos em Saúde Bucal com a legislação vigente, onde a nomenclatura de assistentes foi dada à categoria, à revelia de seus dirigentes sindicais. Falou tb da necessidade de assegurar a tabela com 18 referências, em isonomia com outras carreiras da SES.
Dataniel, Tecnico em Laboratório, aposentado, apresentou como reivindicação a sua indicação como representante dos técnicos em laboratório, destacando sua luta antiga pela categoria num movimento criado por ele, chamado Movimento em Defesa dos Laboratórios.
Os demais membros presentes, representando a ASPSESDF e comissão GAPS, Heverton, Elismar e Darlan, endossaram o posicionamento do grupo e pontuaram acerca de decisões jurídicas recentes, endossando a modernização das carreiras públicas.
Dr. Eudes, acolheu o pedido do grupo e determinou à sua equipe técnica presentes, Sarah, gerente de cargos e carreira e Jailton, chefe da ACL, para procederem à publicação da prorrogação do GT, para 60 dias e, após a 1a reunião do GT, fazerem as convocações dos representantes para composição do GT. O Subsecretário garantiu que todos os sindicatos, associações que representem os segmentos da GAPS, serão convocados a participarem do grupo.
A ideia proposta na reunião é que o GT produza uma entrega que satisfaça as necessidades da administração pública e dos servidores, com um produto feito de forma democrática com a participação de todos os interessados, a fim de facilitar sua tramitação e proporcionar a valorização dessa categoria que tem caráter estratégico para a pasta.
Mais uma excelente matéria publicada pelo líder e comunicador, André Ângelo. Seu trabalho vem trazer importantes esclarecimentos aos profissionais das carreiras GAPS.