Secretaria de Saúde do DF realizou força tarefa de cirurgia de vasectomia nesse final de semana
Uma força-tarefa, realizou, nesse fim de semana, 50 cirurgias de vasectomia no Hospital de Sobradinho.
Os pacientes estavam na lista do Sistema de Regulação (Sisreg) para o procedimento. A estratégia tem sido adotada em outas unidades da Secretaria de Saúde para otimizar recursos humanos e materiais.
A unidade realizou ainda outras duas operações para hérnia inguinal, uma de varizes e agora, completa duas de vasectomia. Só este ano, foram 124 procedimentos realizados. A previsão é realizar mais ações desse modelo na área de mastologia e ortopedia.
Estamos focando nas cirurgias que são mais simples e realizando as adequações para o fim de semana. Isso tem dado celeridade às nossas demandas e diminuído a espera.
Iniciada no fim de maio deste ano, com apoio da rede complementar, já foi possível realizar 482 dos 849 procedimentos, até 9 de agosto.
Além de diminuir as listas de espera pelas cirurgias, a iniciativa também reduz a procura por atendimentos nas emergências.
Importante ressaltar
A porta de entrada para o acesso aos serviços permanece sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como fez a professora Lívia de Andrade, de 42 anos. Ela procurou a UBS 02 de Taguatinga, na Praça do Bicalho, por causa de fortes cólicas. “Eu nunca pensei que poderia ser uma hérnia”, diz. Diagnosticada, ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde passou por exames preparatórios para a cirurgia corretiva.
Outro fator importante é manter seus dados sempre atualizados
A melhora na dinâmica de realização das cirurgias também é resultado das iniciativas de recadastramento dos usuários. Pelo telefone 160 ou pessoalmente em uma UBS é possível atualizar os dados de contato para facilitar o chamamento.