SUPLEMENTOS HERBAIS E DIETÉTICOS SÃO “INOFENSIVOS”???!!!
NÃO!!! INCLUSIVE PODEM LEVAR A DISFUNÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS (ex. FÍGADO) E MORTE…
Os suplementos alimentares estão cada vez mais sendo consumidos, principalmente para a perda de peso, melhora da estética corporal, prevenção de doenças e retardo dos efeitos do envelhecimento.
Existe uma crença popular que sejam inócuos, por serem “naturais”, mas a realidade é outra: o número de casos de pacientes com lesões no fígado em decorrência desse uso indiscriminado (e muitas vezes, sem nenhum acompanhamento) vêm aumentando assustadoramente e, infelizmente, com alguns casos de morte, como a dessa semana, em decorrência de hepatite fulminante!
O Brasil é hoje um dos países que mais consomem suplementos alimentares no mundo. Na maioria das vezes, compram por conta própria, ou indicação de um amigo ou “conhecido da academia”. É esse é um problema cultural, em nossa vivência, pois afinal, quem aí nunca tomou um chá ou “remédio natural” prescrito pela vó?
Daí então, crescemos com a premissa falsa que sendo “natural” não faz mal à saúde, mas como toda substância interage com outras medicações, que podemos estar em uso, potencializando ou levando a perda de seu efeito; interfere no controle de doenças pré-existentes; sem contar na dose necessária ao uso, distinguindo-a como “remédio” ou “veneno”.
Sugiro a vocês, reservar um tempinho e, assistir a esse PODCAST, em que o Dr Dráuzio Varella entrevista o Raymundo Paraná, médico hepatologista e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para entender melhor qual a indicação médica desses suplementos e as consequências de seu uso indiscriminado. OUÇAM LÁ: https://drauziovarella.uol.com.br/podcasts/drauziocast/hepatite-causada-por-suplementos-e-chas/amp/, pois está show!!!
Siga-o em sua redes sociais:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431
https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link