Na manhã desta quarta-feira (07), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET), foi celebrada a entrega de mais de uma dezena de contratos de empréstimos a pequenos e microempreendedores, através do programa ProsperaDF.
O ProsperaDF oferece a linha de crédito mais baixa do mercado financeiro, com menos burocracia. Para a SEDET, a importância de ajudar essas pessoas a conseguirem ter acesso a uma linha de crédito está diretamente ligada a uma questão social, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de Brasília. “Estamos gerando emprego e renda”, destacou.
O Secretário da SEDET, Thales Mendes, frisa que o programa ProsperaDF tem crescido ano após ano, “o Prospera ao longo do governo Ibaneis Rocha, concedeu mais de 46 milhões em empréstimos, e apenas em 2024, foram mais de 05 milhões, isso é geração de emprego e crescimento econômico para o Distrito Federal”.
O Subsecretário de Microcrédito e Economia Solidária da SEDET, Alex Barreto, discursou sobre a importância do Programa Prospera:
“Tanto a SEDET quanto o governo não criam empregos diretamente; eles criam um ambiente favorável para que a iniciativa privada os crie. Quando se empresta dinheiro a juros bem baixos, não estamos dando nada, pois o dinheiro será pago, mas estamos proporcionando a oportunidade para vocês prosperarem, aumentando seus negócios e gerando empregos.”
“Um exemplo: se o governo aplica 20 milhões em rendimentos bancários, o retorno financeiro seria maior. No entanto, ao empregar esse dinheiro no Prospera, o valor cobrado nos juros é muito menor. Onde está o foco social? Esse valor aplicado em uma pequena empresa traz crescimento, oferta vagas de emprego, tira pessoas da vulnerabilidade social e muda a realidade de uma cidade. Haverá mais dinheiro circulando, gerando mais tributos, e a sociedade como um todo sai ganhando.”
Por fim, Alex Barreto enfatizou que, para ter acesso ao programa, são necessárias três coisas básicas:
“E muito importante para o crescimento de uma empresa é saber separar as receitas. Separe o dinheiro que é da empresa do que é da pessoa física. E muito salutar é se manter adimplente; isso fará com que o mercado financeiro mantenha sempre as portas abertas.”
Quem também participou da celebração foi o representante do deputado distrital Robério Negreiros, o senhor Gilson Roberto, que relatou como o parlamentar tem agido para o fortalecimento do Programa:
“O deputado Robério tem como sua bandeira a geração de emprego e qualificação profissional. Através de suas emendas destinadas a diversos programas da SEDET, ele tem oportunizado que mais pessoas tenham acesso a crédito, ajudando no crescimento econômico do Distrito Federal.”
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…
Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…