Com o advento da Ação de Inconstitucionalidade contra a Lei 6903/2021, se fazia necessário um alinhamento entre os representantes da categoria e a Secretaria de Saúde do DF.
Silene da Saúde, explanou acerca da conveniência que esse impasse jurídico traz para a matéria do GT, pois, ele se torna o fórum ideal para sanear os dispositivos questionados na ADI, bem como, propor a alteração da nomenclatura dos Assistentes para Técnicos Especializados e ainda, ajustar o cargo dos técnicos em gestão que ficaram dispostos de forma generalizada, na legislação vigente.
Ela destacou também acerca da insatisfação e desmotivação de toda a categoria GAPS em relação à ser hoje a carreira com pior remuneração do GDF. Pediu apoio e engajamento da Gestão para que o projeto seja melhorado e enviado para a SEPLAD. Aproveitou para pleitear a indicação dos Representantes, de direito e de fato, para comporem o GT, a fim de assegurar que todos os segmentos da GAPS estejam contemplados.
Enfatizou que, os Analistas desempenham papel de alta complexidade, com remuneração defasada, incompatível com as demais carreiras e isso tem provocado um alto êxodo desses servidores. E finalizou dizendo que “Ajustar e regularizar a legislação da carreira GAPS é essencial para retomada do Concurso, a fim de suprir uma das áreas com maior déficit na SES!”
André Ângelo, membro do GT, representando os técnicos especializados, reforçou que, o principal pleito da categoria é a manutenção da equivalência salarial e o revisão da nomenclatura da categoria, que sentem orgulho em ser técnicos com formação e profissão regulamentada.
Adriano, Diretor do SINTTASB, falou acerca da insatisfação da categoria de Técnicos em Saúde Bucal com a legislação vigente, onde a nomenclatura de assistentes foi dada à categoria, à revelia de seus dirigentes sindicais. Falou tb da necessidade de assegurar a tabela com 18 referências, em isonomia com outras carreiras da SES.
Dataniel, Tecnico em Laboratório, aposentado, apresentou como reivindicação a sua indicação como representante dos técnicos em laboratório, destacando sua luta antiga pela categoria num movimento criado por ele, chamado Movimento em Defesa dos Laboratórios.
Os demais membros presentes, representando a ASPSESDF e comissão GAPS, Heverton, Elismar e Darlan, endossaram o posicionamento do grupo e pontuaram acerca de decisões jurídicas recentes, endossando a modernização das carreiras públicas.
Dr. Eudes, acolheu o pedido do grupo e determinou à sua equipe técnica presentes, Sarah, gerente de cargos e carreira e Jailton, chefe da ACL, para procederem à publicação da prorrogação do GT, para 60 dias e, após a 1a reunião do GT, fazerem as convocações dos representantes para composição do GT. O Subsecretário garantiu que todos os sindicatos, associações que representem os segmentos da GAPS, serão convocados a participarem do grupo.
A ideia proposta na reunião é que o GT produza uma entrega que satisfaça as necessidades da administração pública e dos servidores, com um produto feito de forma democrática com a participação de todos os interessados, a fim de facilitar sua tramitação e proporcionar a valorização dessa categoria que tem caráter estratégico para a pasta.
Ontem (21), lideranças do Movimento Unificado e do Sindsaúde se reuniram com o Secretário de…
O Movimento Unificado está fazendo história. Eles estão nesse momento reunidos com o Secretário de…
Embora o Dia da Consciência Negra seja comemorado no dia 20 de novembro, a Secretaria…
Hoje (20), no dia da Consciência Negra, feriado nacional, também serviu de pretexto para que…
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), em parceria com…
No último dia 05, centenas de servidores da Carreira GAPS, da Saúde do DF, realizaram…
View Comments
Mais uma excelente matéria publicada pelo líder e comunicador, André Ângelo. Seu trabalho vem trazer importantes esclarecimentos aos profissionais das carreiras GAPS.