Representantes da Saúde do DF vão à Câmara Federal em busca de apoio para melhorias de sua carreira
Representantes da Carreira GAPS da SESDF se reuniram com o deputado federal Rafael Prudente, em busca de apoio para a melhoria da carreira.
A Lei que criou a Carreira GAPS ( Gestão e Assistência Pública a Saúde do DF), está sofrendo uma Ação Direita de Inconstitucionalidade (Adin), e o deputado relatou que conversou com o governador Ibaneis Rocha.
O Deputado se disponibilizou em fazer as articulações junto ao governo para abrir esse espaço de negociação. Frisou que tem compromisso com a saúde como um todo e, no que depender do apoio dele, a GAPS será valorizada como merece.
O governador pediu para esperar o resultado da Ação, se for necessário criar uma nova Lei, ele apresentará uma nova Lei, mas os servidores não serão desamparados.
Silene Almeida ressaltou, “Independente da questão da ADI, nossa carreira continua com o pior salário do GDF. E isso impacta diretamente no sistema de saúde, pois, salários precários ocasionam maior rotatividade dos profissionais que migram para áreas mais vantajosas
financeiramente. Isso implica em descontinuidade dos processos de trabalho, comprometendo a entrega do serviço de saúde à população. Toda a carreira GAPS está desvalorizada! Precisamos avançar nessa questão da reestruturação, com ou sem ADIN.
Outro fala levantada foi sobre os técnicos especializados, pois, eles querem o retorno da sua nomenclatura anterior com a equivalência salarial com a carreira dos analistas GAPS.
Saiba quem compõe o movimento que está em busca de melhorias para a GAPS
O movimento unificado da saúde é composto pelo Sindicato dos Técnicos em Saúde Bucal (Sinttasb-DF), Sindicato dos Técnicos em Radiologia (Sinttar-DF), Associação dos Servidores Públicos da Saúde (ASPSES), Técnico de Laboratório.