setembro 5, 2023 Por André Angelo Off

Representantes do Movimento Unificado da Saúde do DF foram ao Senado Federal em busca de apoio pela valorização da carreira

Representantes do Movimento Unificado pela Valorização da GAPS se reuniram hoje (05/9), na Primeira Secretaria do Senado Federal, com Wilmar Lacerda em busca de apoio para a valorização carreira.

Estiveram presentes a coordenadora política e Institucional do movimento, Silene da Saude, os presidentes dos Sindicatos dos Técnicos em Saúde Bucal, Solange Bezerra e dos Técnicos em Radiologia, Alessandro Araújo, o Presidente da Associação ASPSES-DF, Hélio Nascimento, os Técnicos em Laboratório, André Ângelo e Dataniel Duarte, além dos Diretores do SINTTASB, Adriano Carvalho e Adriana Palmeira.

Na conversa, foram tratados vários assuntos de interesse dos servidores da GAPS e da saúde em geral.

O Primeiro Secretário, Wilmar Lacerda, que foi Titular da Secretaria de Administração e Planejamento do Distrito Federal, no período de 2011 a 2014, discorreu sobre as importantes entregas feitas em sua gestão, destacando a nomeação de mais de 15 mil servidores para a SESDF, o aumento dado as 32 categorias do serviço público local, a concessão das 20h na saúde e tantos outros benefícios para os servidores.

Wilmar demonstrou todo o seu conhecimento e expertise na gestão pública e se colocou à disposição para ser um dos interlocutores e articuladores da nossa campanha pela valorização da GAPS.

Durante a nossa reunião, ele nos afirmou e autorizou a divulgação da notícia de que o governo federal não irá tocar o projeto da PEC 32, da temida reforma administrativa. Nas palavras dele,

O Governo do Presidente Lula quer valorizar o serviço público e combater as privatizações!

No ensejo da palestra favorável aos trabalhadores, foi proposto pela coordenadora política e institucional do grupo, Silene, a apresentação de um projeto de lei federal para classificar TODOS os servidores concursados nas áreas de saúde como PROFISSIONAIS DE SAUDE, independente se atuam na área administrativa, operacional ou assistencial, já que, todos têm contato direto ou indireto com os pacientes e ambientes de atendimento assistencial.


Isso possibilitará a todos os servidores a possibilidade de acumular cargo público, conforme previsto na Constituição Federal.

O Secretário concordou com a proposição e já ficou acordado uma próxima reunião para o grupo se reunir com a equipe técnica dele, a fim de construir o Projeto de Lei.

Ao parabenizar a proposta, o Tecnico em Laboratório, André Ângelo, reforçou a injustiça contra os Auxiliares de Laboratório e outras áreas, que atuam nas UTI’s, emergências e outras áreas e não são considerados “profissionais de saúde”, por falta de uma legislação que os ampare.

A Presidente do SINTTASB, Solange Bezerra, enfatizou a necessidade de uma articulação junto ao GDF para abrir espaço para que os representantes dos servidores possam ter um espaço de fala, para negociar as melhorias necessárias ao bom andamento do serviço público e, ainda de forma mais específica, para apresentar as pautas de sua categoria, visando o fortalecimento e valorização da mesma.

Alessandro Araújo, Presidente do SINTTAR, alertou para o risco de terceirização na saúde, em especial na radiologia, recebendo de imediato o apoio do Secretário Wilmar Lacerda que se ofereceu para articular junto à CLDF, SESDF, GDF e TCDF para barrar essas iniciativas.

O Presidente da ASPSES-DF, Hélio Nascimento, informou que a Associação já existe há mais de 10 anos e, a pedido dos próprios servidores, se colocaram também na luta pela valorização da GAPS, com foco na reestruturação e isonomia com o Hemocentro.

A reunião foi proveitosa e promissora para fortalecer um movimento crescente, onde a GAPS tem alcançado visibilidade e os servidores têm se apropriado de forma legítima e atuante na luta por dignidade e justiça.

Wilmar Lacerda ficou impressionado com os baixos salários recebidos pela GAPS e disse que será um parceiro na busca por melhorias!