CLDF discute em Audiência Pública terceirização dos Laboratórios e Serviços de Radiologia do DF
O deputado distrital, Gabriel Magno (PT), realizou nesta sexta-feira (04), audiência pública na CLDF para discutir sobre a terceirização dos Laboratórios e Serviços de Radiologia do DF.
Diversos servidores públicos das áreas de Laboratório e Raio X, estiveram presentes se manifestando contra a terceirização, por entenderem que isso além de precarizar o serviço, não resolve o problema para a população, podendo até diminuir a oferta de exames.
O deputado Gabriel, destaca que o modelo que temos de terceirização que há no DF não resolveu a questão da saúde,
Disseram que a implantação do IGES melhoraria na contratação de pessoal e compra de insumos, mas nas Upas, no Hospital de Base, ainda há relato da falta de médicos, servidores. A população ainda sofre pra conseguir atendimento.
A Secretaria de Saúde do DF fez um grande investimento na aquisição de equipamentos de ponta nos laboratórios e Raio X, em apenas 03 cidades, Taguatinga, Ceilândia e Guará, são realizados por mês mais de 330 mil exames, por isso, os servidores não entendem o por quê se terceirizar? Com a modernização desses equipamentos, dobrou-se a capacidade de atendimento.
A deputada Deyse Amarílio fez sua fala em defesa da não terceirização, ” onde estão os resultados da melhoria que o IGES trouxe para a população do DF? Pra se aumentar a cobertura da terceirização sem comprovação da eficácia, não terá meu apoio.
A representante da Secretaria de saúde do DF, Samara, em sua fala deixou claro que os laboratórios, Não serão privatizados, o que precisa ser revisto é a questão da logística de transporte da SESDF.