julho 13, 2023 Por André Angelo Off

Vem aí o Programa Jovem Monitor Cultural do DF

O Deputado Distrital Robério Negreiros propõe projeto para capacitar jovens e promover a interação entre a comunidade e espaços culturais.

O líder do governo na Câmara Legislativa do DF, Robério Negreiros (PSD), apresentou um projeto de lei com o intuito de fortalecer os laços entre a comunidade e os espaços culturais da capital. Para isso, a proposta inclui a criação do “Programa Jovem Monitor Cultural”, responsável por capacitar jovens e estimulá-los a promover uma interação mais ativa e significativa com as manifestações culturais presentes em nossa sociedade.

O “Programa Jovem Monitor Cultural” deverá ser prioritariamente ministrado aos jovens de baixa renda, com a disponibilização de uma bolsa mensal_

Para o parlamentar é importante que jovem tenha uma boa qualificação profissional que o possibilite entrar no mercado de trabalho.

Público Alvo

O programa se dará por meio de processo seletivo e deverá ser prioritariamente ministrado aos jovens de baixa renda. De acordo com o texto,a Administração Pública poderá conceder bolsa mensal para subsidiar alimentação e transporte aos aprovados para o programa, que deverá ser executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

O programa visa preencher uma lacuna significativa no acesso e na participação dos jovens em espaços culturais, além de fomentar uma maior compreensão e valorização da cultura local. “A ideia é possibilitar aos jovens a participação em um programa que mude o seu contexto social, como política pública de primeiro emprego, formação e prática profissional”, justifica Negreiros.

O DF possui quase 150 mil jovens que não estudam e nem trabalham. Para o distrital, além de promover a interação entre a comunidade e os espaços culturais, a proposta busca “fortalecer a inserção socioeconômica, buscar o desenvolvimento da formação, proporcionar a experimentação profissional e facilitar a continuidade dos estudos de jovens”.

Inclusão

Ainda segundo a proposição, a cada edital de seleção, será garantida reserva de vagas para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no percentual de 10%, a ser comprovado por laudo médico.

Informações: Ascom do deputado Robério Negreiros