março 14, 2022 Por André Angelo Off

POSICIONAMENTO GLOBAL SOBRE O USO DA TERAPIA DE TESTOSTERONA EM MULHERES!!!

NÃO É UMA OPINIÃO MINHA, OU DE QUALQUER ÚNICO ESPECIALISTA (mesmo com 1.000.000 de seguidores no #Instagram!!! Afinal, no mundo moderno, infelizmente, a qualidade técnica do médico, erroneamente, tem sido avaliada por parâmetros medíocres como esse 😢)… MAS SIM, A OPINIÃO DOS MAIORES EXPERTS SOBRE O ASSUNTO NO MUNDO!

As conclusões foram as seguintes:

1 – A única indicação baseada em evidências para a terapia de testosterona em mulheres é o tratamento de Transtorno/Disfunção do desejo sexual feminino (HSDD) com dados disponíveis apoiando um efeito terapêutico moderado.

2 – Existem dados insuficientes para apoiar o uso de testosterona no tratamento de qualquer outro sintoma, condição clínica ou prevenção de doenças.

3 – Meta-análises dos dados disponíveis não mostram eventos adversos graves durante o uso fisiológico de testosterona – mas uma ressalva: mulheres com alto risco cardiometabólico foram excluídas da população estudada!!! 🤔

4 – A segurança da terapia a longo prazo com testosterona não foi estabelecida.

5 – É de extrema importância o diagnóstico de HSDD, envolvendo uma avaliação clínica completa e que outros fatores que contribuem Disfunção sexual feminina (FSD), ex. HSDD, Transtorno de excitação sexual feminina (FSAD), disfunção orgásmica, fatores biopsicossociais, doenças físicas, dificuldades interpessoais, sofrimento psíquico, valores culturais ou religiosos devam ser identificados e abordados antes da terapia com testosterona.

6 – Um nível total de testosterona não deve ser utilizado para o diagnóstico de HSDD.

7 – O tratamento deve ser feito apenas com formulações que atinjam concentrações sanguíneas que se aproximam dos níveis fisiológicos pré-menopausa. Atualmente, não há nenhum produto feminino aprovado. Assim, formulações masculinas podem ser usadas criteriosamente, com monitorização regular dos níveis sanguíneos. Devendo evitar as formulações manipuladas.

Texto: Dr. Samuel Amanso, médico endocrinolosgista

Siga-o em sua redes sociais:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431

https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link