março 9, 2022 Por André Angelo Off

Deputado distrital Guarda Jânio deixa a CLDF

Quem nunca tomou cartão vermelho ao atravessar as faixas de pedestres do Centro de Taguatinga não sabe o que era emoção!!

O Policial militar Jânio, com seu jeito próprio ensinava de forma didática o perigo de não se respeitar as regras de trânsito, ele ficou conhecido em todo o DF como Guarda Jânio. Bons tempos aqueles.

Ele por muitas vezes tentou ser deputado distrital, sempre batendo na trave, mas com votação expressiva, mas com essas regras brasileiras nem sempre o mais votado ganha, vai entender.

Pois bem, ele teve no ano de 2021 a oportunidade de realizar o seu sonho, ele como suplente assumiu a vaga do Delegado Fernando Fernandes, que foi assumir a Administração Regional de Ceilândia-DF.

Veja a nota de agradecimento do Guarda Jânio.

Hoje, encerro mais uma jornada em minha caminhada. Talvez, a mais sonhada e aguardada. Após 20 anos de muito trabalho, assumi, em junho do ano passado, o mandato como deputado Distrital. Foram quase nove meses de muita dedicação, muitos desafios e a luta pela vida e contra o coronavírus.

O que tornou meu curto mandato ainda mais breve. Apenas sete meses de atuação legislativa. Mas foram meses intensos.

Defendi tudo o que achava justo: as mulheres, os idosos, as crianças, a educação, a segurança, a saúde, a paz no trânsito, a regularização fundiária, a regularização dos becos e mais qualidade de vida para a população mais carente do Distrito Federal.

Como morador de Ceilândia, destinei emendas e pedi ajuda ao governador Ibaneis Rocha e aos meus amigos parlamentares para que a maior região administrativa do Distrito Federal, assim como o Sol Nascente e o Pôr do Sol, ofereça mais oportunidades e infraestrutura adequada à sua população.

Com o apoio dos demais deputados, aprovei a Lei 7062/2022, que assegura a todas as mulheres o direito a um acompanhante em consultas e exames, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do Distrito Federal.

Também aprovei a Resolução que Institui o Ciclo de Inclusão Cultural e Acessibilidade, com exposição de trabalhos artísticos de pessoas com deficiência, a ser realizado anualmente na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Uma forma de incentivar e ampliar os espaços garantidos a uma parcela da população que tem muito a oferecer e poucas oportunidades.

Apresentei 27 Indicações; seis Projetos de Lei; sete Moções; dez Projetos de Decreto Legislativo; duas Propostas de Emenda à Lei Orgânica; e 16 Requerimentos.

A passagem pela Câmara Legislativa foi a maior escola que já tive em minha vida. Uma faculdade de relacionamento humano. Aprendi com as diferenças e com os diversos pontos de vista de pessoas muito bem preparadas e inteligentes.

E posso afirmar, com toda certeza, que saio deste mandato uma pessoa muito melhor. Ainda mais consciente da importância da Democracia como base da nossa sociedade.

Agradeço aos meus amigos Delegado Fernando Fernandes e Telma Rufino, que me permitiram realizar esse sonho. Ao governador Ibaneis Rocha e a toda sua equipe, meu muito obrigado.

E nunca se esqueçam: Deus é bom o tempo todo!