janeiro 19, 2022 Por André Angelo Off

DIABESIDADE: VOCÊ SABE O QUE É?

O mal deste século…

DIABESIDADE, uma associação de diabetes e obesidade, num mesmo indivíduo, É A REAL PANDEMIA DESSE SÉCULO, levando à morte milhões de pessoas, no planeta, direta ou indiretamente, muito mais que a COVID-19, porém não assustando em igual proporção.

Novos dados da Federação Internacional de Diabetes apontam que o número de indivíduos com a doença aumentou 16% nos últimos anos, principalmente do tipo 2.

Atualmente existem 537 milhões de indivíduos vivendo com diabetes no mundo, sendo sua mortalidade anual, alarmante: uma morte a cada cincos segundos!!!

Os indivíduos com diabetes tipo 2 têm em comum a inflamação sistêmica e aterosclerose, sendo a principal manifestação clínica a DOENÇA CARDIOVASCULAR. Uma parcela desses, têm na menor produção de insulina, a causa principal da hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). No entanto, uma maior parcela, 40-70%, têm na má distribuição da gordura corporal, mais concentrada no abdômen e, geralmente associada à obesidade, como responsável pela maior resistência à insulina produzida pelo pâncreas, contribuindo assim, com o desenvolvimento do diabetes.

O maior objetivo do tratamento desses indivíduos é a prevenção de complicações oftamológicas, renais e cardiovasculares. E nesses indivíduos com diabetes tipo 2 associado à obesidade, DIVERSAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS demonstraram que a perda maior que 15% do peso total leva, em geral, ao controle do diabetes e prevenção das complicações, podendo ser alcançada associando-se modificações do estilo de vida e medicamentos. No entanto, quando houver falha, a cirurgia tem sua indicação.

Assim, as Sociedades Europeia e Americana de Diabetes estão considerando modificar suas diretrizes de tratamento de indivíduos com diabetes tipo 2 e obesidade, conforme publicado num artigo na revista Lancet, em outubro de 2021. Além do que, a perda maior que 15% do peso total leva também a outras vantagens: melhora da hipertensão arterial, apneia do sono, níveis de colesterol e triglicérides.

Texto: Dr. Samuel Amanso, médico endocrinolosgista

Siga-o em sua redes sociais:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431

https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link