novembro 30, 2021 Por André Angelo Off

DOUTOR, A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D AUMENTA O RISCO DE COVID-19?

E lá se vão quase 02 anos de Pandemia. Ainda existem muitas dúvidas sobre o SARS-CoV-2, mas também algumas certezas já temos e, uma delas é essa: SIM, A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA “D” ESTÁ ASSOCIADO A MAIOR RISCO DE INFECÇÃO PELA COVID-19.

A maioria dos indivíduos obtém seus níveis de vitamina D através da exposição solar. Nos EUA, existem alimentos fortificados com a mesma, a exemplo do leite, suco de laranja e cereais matinais. Nas altas latitudes, as pessoas com maior quantidade de melanina na pele, têm níveis mais baixos de vitamina D, pois sua pele não produz tanto em resposta à luz solar.

Um estudo publicado no Journal of the National Medical Association apontou que a deficiência de vitamina D (níveis < 20 ng/ml) é, provavelmente, um importante fator de risco por trás do número de casos e mortes pela doença, especialmente indivíduos negros e de origem latina, nos EUA.

Um análise realizada pela Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, revelou que 39,2% dos indivíduos apresentavam a deficiência, sendo a mesma maior em subpopulações, a exemplo de indivíduos com obesidade, diabetes tipo 1 ou 2 – todos associados a resultados piores da COVID-19.

No entanto, os resultados dos inúmeros estudos ainda são insuficientes para avaliar os benefícios e danos do rastreamento em adultos assintomáticos. No entanto, já existem evidências de que a vitamina D é útil em atenuar as respostas imunológicas, prevenindo as “tempestades de citocinas” (inflamação exacerbada) vista em alguns pacientes com a doença. No entanto, essa atenuação pode não ser benéfica em termos de ajudar na resposta do anticorpo.

Por fim, independente da vitamina D proteger contra a COVID-19, níveis adequados são extremamente importantes para a manutenção da saúde óssea e evitá-la deve ser sempre uma meta. Assim sendo, se a dieta não incluir leite fortificado com vit D ou produtos naturais como peixe, a suplementação diária de 600-1000UI fornece uma boa garantia, ao menos para a maioria da população.

E aí, você sabe se seus níveis de vitamina D estão OK?

Texto: Dr. Samuel Amanso, médico endocrinolosgista

Siga-o em sua redes sociais:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431

https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link