Governador de Brasília, Ibaneis Rocha fala sobre as vacinas aplicadas na capital contra a Covid-19
O Ministério da Saúde alertou hoje que os Estados que utilizaram a 2ª Dose de vacinas contra a Covid-19 como 1ª Dose cometeram um ERRO GRAVE. Agora, já é sabido, vários destes Estados não têm doses em estoque para garantir a D2 da população no tempo correto. Aqui no Distrito Federal, nós não cometemos esse erro.
A Secretaria de Saúde do DF em uma decisão acertada, fez a reserva das doses para garantir a imunização completa dos públicos já atendidos com a D1. No DF, para estas pessoas, não faltará a D2. Sofremos muita pressão para mudar este posicionamento, mas a firmeza da decisão nos garantiu hoje maior tranquilidade em relação aos outros Estados.
“Amanhã teremos mais informações sobre as próximas remessas do MS, incluindo a chegada de doses da Pfizer”.
Além disso, aproveito para reforçar que todos os índices usados para dar embasamento às decisões relacionadas à pandemia de Coronavírus estão em queda há mais de uma semana. A taxa de transmissibilidade, por exemplo, que chegou em 1,38 no ponto alto da pandemia neste ano, hoje está em 0,83. Nos casos ativos, caímos de cerca de 16 mil para 9 mil. A tendência é que essa queda continue.
Mas isso não é razão para que relaxem nos cuidados! Lavem bem as mãos, mantenham o distanciamento, usem máscara – preferencialmente PFF2/N95.