Publicação Geral

“Caminhos para o Futuro”. Deputado Robério Negreiros apresenta projeto voltado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no DF

O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura, bem como à oferta de cursos de formação e capacitação

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) propôs, por meio do projeto de lei nº 1503/25, a criação do programa “Caminhos para o Futuro” que visa oferecer suporte e oportunidades para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no Distrito Federal. A proposta visa garantir o acesso a direitos fundamentais, como saúde, assistência social, educação e capacitação profissional.

O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura, bem como à oferta de cursos de formação e capacitação, apoio psicossocial e incentivos à participação ativa dos jovens na construção de políticas e ações que os envolvem.

Algumas das ações previstas pelo programa ainda abrangem a criação de centros de acolhimento e referência para crianças e adolescentes em situação de rua, o desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre os direitos desses jovens e parcerias com instituições educacionais para garantir acesso à educação e capacitação profissional.

Segundo o autor do texto, esses jovens enfrentam uma série de riscos, que incluem a falta de acesso a serviços básicos, violência, exploração e a exclusão social. “O programa visa combater essa realidade, sendo um passo importante na construção de um DF mais justo e inclusivo para nossas crianças e adolescentes”, afirma Negreiros.

Caso vire lei, a execução do programa será de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, organizações não governamentais e a sociedade civil.

Jovens em vulnerabilidade social

Segundo dados do Cadastro Único (CadÚnico) de 2022, a pobreza ameaçava o futuro de 227.200 crianças e adolescentes no DF, que sobreviviam em famílias com renda mensal por pessoa (per capita) igual ou inferior a meio salário mínimo.

O levantamento mostrou que 150.816 crianças, de 0 a 11 anos, viviam em famílias em situação de vulnerabilidade social e 76.384 adolescentes, de 12 a 17 anos, enfrentavam a pobreza.

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

Recent Posts

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO DF AFIRMA QUE A VALORIZAÇÃO DA GAPS É PRIORIDADE

Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…

3 dias ago

DEPUTADO DISTRITAL JORGE VIANNA SUGERE EMENDA DE BANCADA PARA ASSEGURAR REAJUSTE DA GAPS

A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…

6 dias ago

Mudanças na SUGEP – SESDF, uma GAPS, assume o comando

Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…

2 semanas ago

SEDET promove semana de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…

3 semanas ago

Diretores da ASPSES se reúnem com o presidente da Comissão de Orçamento da CLDF

Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…

1 mês ago

Movimento Unificado – GAPS é recebido pelo novo secretário de saúde do DF

O Secretário de Saúde, Dr. Juracy Cavalcante recebeu na tarde de hoje, 27, os líderes…

1 mês ago