Publicação Geral

Descontos indevidos geram revolta entre servidores do GDF

Na manhã desta sexta-feira (20), servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) foram surpreendidos com descontos considerados indevidos realizados pelo Banco de Brasília (BRB), instituição responsável pelo pagamento dos salários do funcionalismo público do DF. Segundo os servidores, os valores descontados referem-se a parcelas de empréstimos que já haviam sido quitadas neste mês.

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

O episódio ocorreu justamente no dia em que foi depositado o resíduo do 13º salário nas contas dos servidores, o que deveria ser motivo de comemoração. No entanto, a situação gerou indignação e inúmeras reclamações em grupos de WhatsApp, onde os servidores manifestaram descontentamento com a ação do banco.

A presidente da Caixa Assistencial de Benefícios do Servidor do GDF – CABS, Elied Barbosa, solta uma nota de manifesto.

Hoje, 20 de dezembro, os servidores do GDF aguardavam ansiosamente o pagamento do resíduo do 13º salário.
Esse valor é pago ao final do ano para os servidores que tiveram algum tipo de reajuste e não receberam o montante completo na data de seu aniversário. No entanto, muitos servidores foram surpreendidos ao acessar suas contas e encontrar o saldo zerado. O Banco de Brasília (BRB) debitou antecipadamente parcelas de empréstimos que só venceriam em janeiro, normalmente programadas para a data do pagamento do salário.
Após entrar em contato com a Diretoria do Banco e fornecer os dados dos associados que enfrentaram esse problema, fui informada de que, após análise, todos os valores serão estornados ainda nesta noite.
No entanto, é inaceitável que erros como esses, atribuídos a falhas no sistema, continuem acontecendo. Esse tipo de situação causa transtornos significativos aos servidores, que muitas vezes não sabem a quem recorrer.
Por isso, esses episódios demonstram a urgência da mobilização dos servidores para buscar as assinaturas necessárias para o Projeto de Lei de Emenda à Lei Orgânica, que retira a obrigatoriedade da conta salário no BRB.
Os associados da CABS encontram amparo na Associação e se sentem mais seguros, mas aqueles que não são associados ficam perdidos e desesperados. É urgente que o sistema do banco seja corrigido para evitar novos erros que prejudiquem seus clientes. Os servidores merecem mais respeito e eficiência na gestão de suas contas.

Elied Barbosa, presidente CABS

Segundo informou o BRB, os servidores terão o estorno do dinheiro ainda nesta noite.

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

View Comments

  • Isso mesmo é um absurdo a gente tá refém desse BRB que faz o que quer com a gente e não nos dá opção de nada

  • Um verdadeiro ato de humilhação…pois além do valor de empréstimo estar em dia…já havia sido descontado e a data base e pra o dia do pagamento,no entanto não e a primeira vez que isso ocorre e acaba q nós temos q correr atrás com todo esse constrangimento.TOTAL FALTA DE RESPEITO A CATEGORIA QUE TANTO LUTA pra manter em dias com as obrigações,estando nos defasados por falta de insumos e proteção e ainda sim lutamos mas não nos valorizam.

    • Uma vergonha .Este banco se sustenta roubando o servidor ,e ainda faz uma coisa dessas! É uma quadrilha montada.Merecem cadeia.Uma vergonha.Puniçao já.

  • Total falta de respeito desse banco para com os servidores do GDF que aguardavam ansiosamente esse crédito em suas contas hoje! Que show da Xuxa é esse? Que por falta de uma gestão eficiente cometem ‘erros’ grotescos desses? Ou seria proposital? REVOLTANTE 😠😠😠

Recent Posts

PP-DF fortalece base em Samambaia com filiação de empresário e apoio popular

O Partido Progressistas do Distrito Federal (PP-DF), liderado pela vice-governadora Celina Leão, promoveu na noite…

1 dia ago

Projeto do deputado Robério Negreiros cria índice de avaliação da qualidade do atendimento nas delegacias especializadas no amparo à mulher

A ferramenta tem como objetivo contribuir para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte…

5 dias ago

Movimento Unificado se reúne com Secretário de Saúde para cobrar a Reestruturação da GAPS

Representantes do Movimento Unificado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) se reuniram na…

2 semanas ago

NO DIA DO TRABALHADOR, ASPSES-DF COBRA VALORIZAÇÃO E RESPEITO PARA A GAPS

A ASPSES-DF nesta data que tem um significado muito importante na vida de cada servidor…

2 semanas ago

Durante formatura de mais de 600 alunos, deputado Robério Negreiros parabeniza programa QualificaDF Móvel: “Compromisso com a inclusão”

O distrital destacou a importância da iniciativa e elogiou a sensibilidade do governo do DF…

3 semanas ago

Movimento Unificado busca apoio para cumprimento do acordo feito com GDF para reestruturação da GAPS

Na manhã desta terça-feira (29), representantes do Movimento Unificado da SESDF estiveram reunidos com o…

3 semanas ago