Uncategorized

SEDET realiza oficina de empregabilidade para migrantes no Distrito Federal

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), promoveu uma oficina de empregabilidade para migrantes no dia 8 de novembro, na sede da SEDET.

Durante o evento, os participantes puderam desenvolver e aprimorar seus currículos, além de receber orientações sobre o comportamento em entrevistas de emprego. A oficina também incluiu uma sessão de sensibilização voltada para empresas, na qual foi abordada a importância da contratação de migrantes no mercado de trabalho. Uma empresa que já possui migrantes em seu quadro de funcionários foi convidada a compartilhar sua experiência, destacando os benefícios dessa inclusão para o ambiente corporativo.

A SEDET aproveitou a oportunidade para apresentar os serviços oferecidos pela Agência do Trabalhador, que incluem desde o auxílio na busca por emprego até o apoio ao desenvolvimento profissional.

O subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e ao Empregador, Ilton Teixeira, representou o secretário Thales Mendes no evento e discursou sobre a relevância dessas ações para a integração dos migrantes no mercado de trabalho local, reforçando o compromisso do governo com a inclusão social e econômica.

A SEDET está jogando “luz” nessa questão do desemprego, integrando essas pessoas nas Agências do Trabalhador e oferecendo nossa carta de serviços. Entre esses serviços, estão a Cesta do Trabalhador, o programa ProsperaDF, para aqueles que desejam empreender, e a intermediação de mão de obra. Reconhecemos as barreiras enfrentadas por esses migrantes, como a dificuldade com o idioma e a falta de qualificação profissional específica para algumas vagas. Embora muitos tenham formação superior, seus diplomas ainda não foram reconhecidos para atuação no Brasil.

Estamos em parceria com a Organização Internacional para as Migrações, cadastrando empresas e realizando intermediações, além de registrar essas pessoas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) para facilitar a inserção no mercado de trabalho, destacou, Ilton Teixeira.

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

Recent Posts

GAPS faz ato em frente à CLDF, lota galeria e espera reunião prometida com a Casa Civil

No último dia 05, centenas de servidores da Carreira GAPS, da Saúde do DF, realizaram…

3 dias ago

Sede da Torcida Jovem Fla de Brasília lotou nesse domingo para acompanhar a final da Copa do Brasil

Moradores de Brasília podem experimentar a emoção de assistir e torcer como se estivessem em…

2 semanas ago

Servidores da Saúde prometem lotar a CLDF no próximo dia 05/11

As entidades que compõem o Movimento Unificado pela Valorização da GAPS, ASPSESDF, SINTTASBDF e SINTTARDF,…

2 semanas ago

SEDET em parceiria com a SETUR realizam cadastro para a Carteira Nacional do  Artesão e manualistas do DF

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET), e a Secretaria de Turismo (SETUR),…

2 semanas ago

MOVIMENTO UNIFICADO CONVOCA PARA ATO NA CLDF PELA REESTRUTURAÇÃO SALARIAL

As entidades que compõem o Movimento Unificado pela Valorização da GAPS, ASPSESDF, SINTTASBDF e SINTTARDF,…

2 semanas ago

SINDIVACS-DF comemora dia do Servidor Público com uma grande festa

O Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental e Comunitários de Saúde do DF (SINDIVACS-DF), nesta…

2 semanas ago