Na tarde de ontem (12), foi realizada a COMISSÃO GERAL, na CLDF, com o tema “O déficit de profissionais de saúde e o impacto na rede pública do DF”, proposta pelo Deputado Distrital Gabriel Magno.
Representantes do Movimento Unificado pela Valorização da GAPS, Silene Almeida (ASPSESDF), Jones (SINTTASBDF) e Alessandro Araújo (SINTTARDF), estiveram presentes, juntamente com vários outras categorias de saúde, chamando atenção a galeria lotada com médicos, do movimento grevista, concursados que aguardam nomeação, como os futuros Auditores da Vigilância Sanitaria, ACS’s e AVA’s, Administradores e Contadores, Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros.
O debate realizado no fórum legislativo abordou as dificuldades impostas aos servidores da saúde pública, com condições precárias de trabalho, ambiente insalubre e salários defasados, em relação a outras categorias do GDF.
No que tange à GAPS, fizeram uso da palavra na tribuna, o representante do SINTTASBDF, Jones, abordando a necessidade de concurso público, ampliação de carga horária e uma política de valorização para os Técnicos em Saúde Bucal da SES. Falou também acerca da sobrecarga dos profissionais que, por falta de efetivo, se desdobram para suprir a carência, realizando atividades extras para não deixar a população sem atendimento, já que, conforme informou, o cirurgião dentista, não atende sem o Técnico em Saúde Bucal e esses estão em número inferior na SES.
A articuladora política do Movimento Unificado da GAPS, Silene Almeida, discorreu sobre a situação da carreira na SES, onde mesmo sendo considerada estratégica e essencial, é “invisibilizada”.
Além de pontuar de forma didática e incisiva, acerca do abandono institucional da carreira, detalhou a precariedade do salário, que ocupa o último lugar no ranking do GDF.
Agradeceu o apoio dos parlamentares, em especial aos Deputados João Cardoso (autor da emenda LDO 2024), Jorge Vianna e Dayse Amarílio, esses últimos, representantes da Saúde.
Silene Almeida também pediu ao Presidente da Mesa, Deputado Gabriel Magno que, juntamente com a parlamentar Dayse Amarílio, presente em toda a comissão geral, para que, incluíssem na pauta do Colégio de Líderes, a negociação da carreira GAPS com o GDF. Pediu que, eles intercedessem junto à Secretaria de Economia para manter a reunião pré agendada do dia 17/9, bem como, avançassem nas negociações com a comissão dos representantes dos servidores, da qual, o Movimento Unificado faz parte.
Conforme encaminhamento da mesa, o Deputado Gabriel Magno disse que iria propor a obstrução das votações para que o GDF abra mesa de negociação com a carreira médica e, acatou pedido feito pela Articuladora do Movimento Unificado, para incluir o mesmo para a GAPS.
Para Silene Almeida, o resultado da participação foi positiva: “temos que ocupar os espaços falando sobre a GAPS! Se queremos sair dessa invisibilidade que estamos há muito tempo, temos que usar cada local de fala e trazer a visibilidade que merecemos Afinal, entregamos muito e recebemos o mínimo! Somos essenciais e por isso, não aceitamos continuar nesse abandono! A GAPS acordou! Cada servidor se representa e sabe de seu valor! O Movimento Unificado surgiu desse sentimento, dessa necessidade de resgatar nossa dignidade! Foguete não tem ré! Vamos pra cima!”, concluiu.
O Movimento Unificado está fazendo história. Eles estão nesse momento reunidos com o Secretário de…
Embora o Dia da Consciência Negra seja comemorado no dia 20 de novembro, a Secretaria…
Hoje (20), no dia da Consciência Negra, feriado nacional, também serviu de pretexto para que…
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), em parceria com…
No último dia 05, centenas de servidores da Carreira GAPS, da Saúde do DF, realizaram…
Moradores de Brasília podem experimentar a emoção de assistir e torcer como se estivessem em…
View Comments
Bom dia ! As vezes me pergunto ! O que levou a saúde o SUS a esse ponto que chegamos, ,Será que isso um dia vai ter fim,e vergonhoso essa Situação de restruturação de carreira do nível médio , tem necessidade disso. Temos todos os motivos pra ficar do kado de A ou B com respeito ,os parlamentares apoia ,depois o governo nao aceita negociação ,se nao haver diálogo entre os governantes nao chegaremos a lugar algum. Um sindicato _sindsaude q e o sindicato pelo menos no papel nos representa ,acredibilidade nossa acabou junto ao sindsaude, que era pra defender os nossos interesses, até hoje estamos no prejuízo dos tickts alimentação, processo do INSS,Favorece alguns servidor ,e deixa o resto da categoria prejudicada sem cálculos ,sem receber os nossos tickts alimentação ,quem foi beneficiado ! Porque eu nao fui e tantos outros também nunca recebeu um centavo de ação de predatório, porque o sindsaude, deixou vários servidores de fora ,isso é sindicato esse Sindsaude? Agora mas uma vez vai essa vergonha até pra negociar a reestruturação de carreira do Nível médio ,chega Marli .Vc e responsável pra nós representar e fazer fazer a nossa vontade ,nao essa picuinha com que vcs estão atrapalhando o governo negociar .gostaria de saber da Recol,SBT,TV GLOBO ,TV BRASILIA ,Guando morre ou cachorro ou lato ,vcs vão pra cima dando notícias, O PORQUE VCS NAO COBRE MATERIA DO NIVEL MEDIO DA SAÚDE ? EMISSORA TEM QUE Publicar o que acontece na cidade no mundo.Vcs nao fica dando uns de vista grossa que nao comenta nada , vcs comentam guando e pra falar mal do governo e por aí vai. SERA QUE A SAÚDE NAO E PRIORIDADE DA POPULAÇÃO, Dos servidores que lutam por salários justo. Vcs acham que quem sofre com isso é nós e a população, mas vc só publica e mostra o q e conveniente. A único espaço é esse . Se um cavalo cai no buraco falam a semana toda.As Emissoras de TV ,nunca cobrir uma matéria ou deu o direito a categoria pra ouvir ,a voz dos servidores ,pra o SINDSAUDE QUE VEM LEVANDO NOSSOS DIREITOS TICTS E ACAO E DEIXANDO OS SERVIDORES DE FORA NOS PREJUDICANDO ,TALVES VCS CONVIDEM ESSE SINDSAUDE PRA. FAZER UMA MATÉRIA. ISSO AQUI. E REVOLTANTE. FALAR A VERDADE ,MOSTRAR A VERDADE .UM OTIMO FINAL DE SEMANA.