Nesta terça-feira (04), teve início em Brasília o Fórum Cidades Criativas, que reúne as cidades de Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR), reconhecidas pela UNESCO como Cidades Criativas do Design.
O evento se estenderá até sexta-feira (07) e contará com a presença de grandes nomes do design, incluindo a designer e educadora Andrea Castello Branco, o designer estratégico Marcelo Júdice, a jornalista Liana Alagemovits, a consultora em projetos sociais Jardelene Nogueira, a artista visual e designer Eneida Figueiredo, o presidente da ACDF Fernando Brites, a designer e empresária Alessandra Pinheiro, o designer gráfico e curador do fórum Wagner Alves e a designer gráfica Claudia El-Moor.
O Fórum tem como um de seus principais objetivos o fortalecimento da organização social e cidadã dos participantes da economia popular e solidária, promovendo a democracia, a defesa do meio ambiente, a autogestão e o desenvolvimento sustentável e solidário.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET) tem atuado de forma significativa para impulsionar a Cadeia Produtiva e a Economia Solidária no Distrito Federal. “Somos a Capital da Moda Sustentável”, destacou o secretário Thales Mendes.
Gisleine Kalvis, idealizadora do Projeto Fios Sustentáveis, destacou a importância da moda para o meio ambiente. “Embora o mercado da moda, devido ao consumo exagerado, possa impactar negativamente o meio ambiente, nosso projeto em parceria com a SEDET visa dar nova vida a roupas que seriam descartadas, trazendo charme e beleza de forma sustentável, contribuindo para a preservação ambiental e promovendo a Cadeia Produtiva e a Economia Solidária no DF”.
Marcos Moreira, da Associação de Design Gráfico do DF, ressaltou a importância do design para a cidade e para o meio ambiente. “Vamos abraçar este trabalho e valorizar ainda mais o patrimônio cultural de Brasília, a Capital da Moda Sustentável”.
Fernando Brites, presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) e do Instituto ACDF, destacou a capacidade transformadora do design. “Os designers utilizam as formas e cores oferecidas pela natureza e, com sensibilidade e criatividade, transformam ambientes para melhorar a convivência humana, trabalhando com a magia viva dos sonhos”.
Por fim, o secretário da SEDET, Thales Mendes, enfatizou a importância do projeto. “Este projeto traz uma responsabilidade maior para Brasília, sendo promotora de atividades que geram desenvolvimento, oportunidades e sonhos. Estamos criando uma nova matriz econômica para que Brasília não dependa apenas do funcionalismo público. Estamos investindo cada vez mais na Cadeia Produtiva e na Economia Solidária, com verbas do governo federal e distrital”.
A noite foi encerrada com um maravilhoso desfile promovido pelo Projeto Fios Sustentáveis com a participação:
Agradecemos o apoio da SEDET, a Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária (SME)/CMIC/DESAP
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…
Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…