Foi divulgado nesta tarde (23), um manifesto pela Associação de Servidores da Saúde do DF em desfavor da fala do deputado distrital, Max Maciel
A Associação dos Servidores Públicos da Secretaria de Saúde do DF (ASPSES/DF), vêm por meio desta, manifestar sua preocupação com a fala do Deputado Distrital, Max Maciel, ao comentar acerca das mortes de crianças ocorridas em unidades do IGESDF e do HMIB, onde o mesmo declarou que:
“… se fosse com um filho dele, que acontecesse isso por falta de ambulância, ele tacaria fogo e quebraria tudo!”.
Independente do contexto onde a fala está inserida, sobre o desespero de alguém que vê um ente querido sofrendo as mazelas do sistema público de saúde, que sofre com a sobrecarga de atendimentos, número insuficiente de profissionais de saúde, falta de insumos, estruturas precárias e etc; Cogitar uma reação violenta não é aceitável!
Não podemos permitir ou concordar com a normalização da violência contra os trabalhadores da saúde. Essa rotina tem amedrontado e adoecido dezenas de servidores, diariamente, aumentando o absenteísmo pelo afastamento dos mesmos para tratamento da saúde.
Nós, da ASPSES-DF, somos solidários com a dor das famílias que sofrem com a dificuldade no acesso aos serviços de saúde e, muitas vezes, perdem familiares sem atendimento. Também compartilhamos a indignação do Deputado Maciel com a situação relatada, porém, pedimos que tenhamos serenidade e responsabilidade em suas palavras e ações.
Na linha de frente dos serviços de saúde não tem autoridades, nem políticos… Temos o vigilante, o pessoal da limpeza, da enfermagem, administrativos, de apoio assistencial, médicos. Não somos os responsáveis pelas falhas do sistema.
Também somos vítimas de um ambiente estressante, insalubre e nocivo à nossa saúde física e mental.
Não precisamos de mais ameaças, terrorismo e ataques. Precisamos de apoio efetivo, com ações concretas pelo fortalecimento da Saúde Pública e da valorização dos servidores.
Nesse campo de guerra, onde tentamos salvar vidas, esperamos que os nobres parlamentares possam nos enxergar como PESSOAS e se engajem na tribuna, onde suas vozes ecoam, para cobrar ações concretas do Estado para melhorar a Assistência ao paciente e também de respeito, dignidade e valorização dos servidores. Merecemos respeito! Violência não é a solução para resolver os problemas da população!
23/05/2024 ASPSES-DF
O Movimento Unificado está fazendo história. Eles estão nesse momento reunidos com o Secretário de…
Embora o Dia da Consciência Negra seja comemorado no dia 20 de novembro, a Secretaria…
Hoje (20), no dia da Consciência Negra, feriado nacional, também serviu de pretexto para que…
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), em parceria com…
No último dia 05, centenas de servidores da Carreira GAPS, da Saúde do DF, realizaram…
Moradores de Brasília podem experimentar a emoção de assistir e torcer como se estivessem em…