Além das degustações de bebidas, o festival reunirá grandes nomes da música, como Renato Teixeira, proporcionando uma experiência cultural completa para os visitantes.
Não perca a oportunidade de participar deste evento único, que celebra a cachaça e a música brasileira em um só lugar.
A cidade receberá a primeira Edição do Festival da Cachaça de Brasília. O evento reunirá expositores dos principais rótulos do produto, além de oferecer workshops, gastronomia e muita música. O cantor e compositor Renato Teixeira é um dos destaques da programação cultural. A entrada é gratuita.
O Festival da Cachaça de Brasília reunirá mais de 200 rótulos, de 48 expositores de 12 estados mais o Distrito Federal.
Além de conhecer um pouco mais sobre a história e produção da bebida mais tradicional do Brasil, o público também poderá degustar as cachaças e participar de workshops com especialistas do setor. “Mais que um evento para apreciadores de cachaça, é uma oportunidade para conhecer um pouco mais da história desse produto mundialmente admirado, que reunirá música, gastronomia e cultura”, destaca Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), responsável pelo evento.
Considerada a bebida mais tradicional do país, o mercado da cachaça tem se diversificado e tem apresentado um crescimento considerável na capital do Brasil. De acordo com a Associação Cachaça de Brasília, o faturamento com o produto foi de R$ 3 milhões, em 2023.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET) é uma das apoiadoras do evento, ela conta com dois stands de exposição: um dedicado à Cadeia Produtiva e Economia Solidária, que inclui artesanato e produtores rurais, e outro da Agência do Trabalhador Itinerante. No local, empresários podem obter informações sobre programas de apoio ao empreendedorismo, como o ProsperaDF, além de se inscreverem em cursos de qualificação profissional.
José Gomes, um dos expositores, ressaltou a importância de eventos como este na cidade. “O artesanato começou como um hobby e hoje complementa minha renda. Agradeço à Secretaria de Trabalho do DF e também à de Turismo, que têm aberto portas para os artesãos nas feiras culturais”, afirmou.
Cristiane Oliveira, que trabalha com artes em mandalas, destacou a relevância dessas oportunidades. “É uma chance de mostrar nosso trabalho e expor nossas obras de arte”, comentou.
Dilson Resende, administrador regional de Ceilândia, também marcou presença no stand da SEDET. Ele falou sobre a importância da participação da secretaria em feiras como esta, enfatizando os cursos de qualificação profissional e o programa de crédito ao microempreendedor, ProsperaDF. “Essas ações contribuem para o desenvolvimento do Distrito Federal, oferecendo às pessoas a oportunidade de construir suas famílias com dignidade”, disse Resende.
O deputado federal Rafael Prudente sublinhou que o Distrito Federal também é um produtor de cachaça, com alguns produtos em destaque na feira. “O Brasil é mundialmente conhecido por sua produção de cachaça, e estamos mostrando que Brasília também produz cachaça de alta qualidade”, declarou Prudente.
José Humberto, secretário de governo, elogiou o evento: “Brasília é palco de grandes eventos, e esta feira reúne grandes produtores de cachaça do país. Estão sendo apresentados novos rótulos, e vemos muitas novas faces na atividade. A cachaça brasileira está sendo cada vez mais exportada. Parabenizo o evento e convido a população de Brasília e do entorno a participar do festival.”
Thales Mendes, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, destacou a importância de promover eventos como este no Distrito Federal. “É essencial fomentar a cultura do consumo da cachaça, gerando negócios e oportunidades para os empreendedores de Brasília. Queremos incluir este festival no calendário oficial da cidade, promovendo de forma contínua este produto genuinamente nacional”, concluiu Mendes.
Programação
A programação musical é outro ponto alto do Festival da Cachaça de Brasília, que reunirá clássicos da música regional, samba, sertanejo e chorinho. Gilberto e Gilmar, Karika, Leandro Kato, Renato Teixeira e Rick e Rangel estão entre os artistas que subirão ao palco.
O público também poderá participar de oficinas sobre “Desafios do mercado da cachaça”, “Como beber cachaça”, “Blend Experience” e “Coquetelaria com cachaça”. O evento contará com aulas de coquetelaria e gastronomia e os participantes ajudarão a escolher o melhor petisco produzido com a bebida.
Além dos restaurantes do complexo Mané Mercado, o Brasis Ateliê Gastronômico, casa comandada pela chef Di Oliveira, completará as opções de culinária do evento. Já o bar de drinks, será assinado pela chef Raquel Amaral.
O Festival da Cachaça de Brasília é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia.
Oficinas:
22/05 – Desafios do mercado da cachaça
23/05 – Como beber cachaça
24/05 – Blend Experience
25/05 – Coquetelaria com cachaça
Programação artística
22/05
18h20 – Chorinho
21h – Gilberto e Gilmar
23/05
18h30 – Karika
21h – Rick e Rangel
24/05
18h30 – Chorinho
21h – Leandro Kato
25/05
17h – Karika
21h – Renato Teixeira
26/05
16h – Chorinho
19h – Heróis de botequim
Serviço | Festival da Cachaça de Brasília
Data: 22 a 26 de maio
Horário: 12h30 às 23h
Local: Mané Mercado
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…
Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…