Além das degustações de bebidas, o festival reunirá grandes nomes da música, como Renato Teixeira, proporcionando uma experiência cultural completa para os visitantes.
Não perca a oportunidade de participar deste evento único, que celebra a cachaça e a música brasileira em um só lugar.
A cidade receberá a primeira Edição do Festival da Cachaça de Brasília. O evento reunirá expositores dos principais rótulos do produto, além de oferecer workshops, gastronomia e muita música. O cantor e compositor Renato Teixeira é um dos destaques da programação cultural. A entrada é gratuita.
O Festival da Cachaça de Brasília reunirá mais de 200 rótulos, de 48 expositores de 12 estados mais o Distrito Federal.
Além de conhecer um pouco mais sobre a história e produção da bebida mais tradicional do Brasil, o público também poderá degustar as cachaças e participar de workshops com especialistas do setor. “Mais que um evento para apreciadores de cachaça, é uma oportunidade para conhecer um pouco mais da história desse produto mundialmente admirado, que reunirá música, gastronomia e cultura”, destaca Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), responsável pelo evento.
Considerada a bebida mais tradicional do país, o mercado da cachaça tem se diversificado e tem apresentado um crescimento considerável na capital do Brasil. De acordo com a Associação Cachaça de Brasília, o faturamento com o produto foi de R$ 3 milhões, em 2023.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET) é uma das apoiadoras do evento, ela conta com dois stands de exposição: um dedicado à Cadeia Produtiva e Economia Solidária, que inclui artesanato e produtores rurais, e outro da Agência do Trabalhador Itinerante. No local, empresários podem obter informações sobre programas de apoio ao empreendedorismo, como o ProsperaDF, além de se inscreverem em cursos de qualificação profissional.
José Gomes, um dos expositores, ressaltou a importância de eventos como este na cidade. “O artesanato começou como um hobby e hoje complementa minha renda. Agradeço à Secretaria de Trabalho do DF e também à de Turismo, que têm aberto portas para os artesãos nas feiras culturais”, afirmou.
Cristiane Oliveira, que trabalha com artes em mandalas, destacou a relevância dessas oportunidades. “É uma chance de mostrar nosso trabalho e expor nossas obras de arte”, comentou.
Dilson Resende, administrador regional de Ceilândia, também marcou presença no stand da SEDET. Ele falou sobre a importância da participação da secretaria em feiras como esta, enfatizando os cursos de qualificação profissional e o programa de crédito ao microempreendedor, ProsperaDF. “Essas ações contribuem para o desenvolvimento do Distrito Federal, oferecendo às pessoas a oportunidade de construir suas famílias com dignidade”, disse Resende.
O deputado federal Rafael Prudente sublinhou que o Distrito Federal também é um produtor de cachaça, com alguns produtos em destaque na feira. “O Brasil é mundialmente conhecido por sua produção de cachaça, e estamos mostrando que Brasília também produz cachaça de alta qualidade”, declarou Prudente.
José Humberto, secretário de governo, elogiou o evento: “Brasília é palco de grandes eventos, e esta feira reúne grandes produtores de cachaça do país. Estão sendo apresentados novos rótulos, e vemos muitas novas faces na atividade. A cachaça brasileira está sendo cada vez mais exportada. Parabenizo o evento e convido a população de Brasília e do entorno a participar do festival.”
Thales Mendes, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, destacou a importância de promover eventos como este no Distrito Federal. “É essencial fomentar a cultura do consumo da cachaça, gerando negócios e oportunidades para os empreendedores de Brasília. Queremos incluir este festival no calendário oficial da cidade, promovendo de forma contínua este produto genuinamente nacional”, concluiu Mendes.
Programação
A programação musical é outro ponto alto do Festival da Cachaça de Brasília, que reunirá clássicos da música regional, samba, sertanejo e chorinho. Gilberto e Gilmar, Karika, Leandro Kato, Renato Teixeira e Rick e Rangel estão entre os artistas que subirão ao palco.
O público também poderá participar de oficinas sobre “Desafios do mercado da cachaça”, “Como beber cachaça”, “Blend Experience” e “Coquetelaria com cachaça”. O evento contará com aulas de coquetelaria e gastronomia e os participantes ajudarão a escolher o melhor petisco produzido com a bebida.
Além dos restaurantes do complexo Mané Mercado, o Brasis Ateliê Gastronômico, casa comandada pela chef Di Oliveira, completará as opções de culinária do evento. Já o bar de drinks, será assinado pela chef Raquel Amaral.
O Festival da Cachaça de Brasília é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia.
Oficinas:
22/05 – Desafios do mercado da cachaça
23/05 – Como beber cachaça
24/05 – Blend Experience
25/05 – Coquetelaria com cachaça
Programação artística
22/05
18h20 – Chorinho
21h – Gilberto e Gilmar
23/05
18h30 – Karika
21h – Rick e Rangel
24/05
18h30 – Chorinho
21h – Leandro Kato
25/05
17h – Karika
21h – Renato Teixeira
26/05
16h – Chorinho
19h – Heróis de botequim
Serviço | Festival da Cachaça de Brasília
Data: 22 a 26 de maio
Horário: 12h30 às 23h
Local: Mané Mercado
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos
O Movimento Unificado está fazendo história. Eles estão nesse momento reunidos com o Secretário de…
Embora o Dia da Consciência Negra seja comemorado no dia 20 de novembro, a Secretaria…
Hoje (20), no dia da Consciência Negra, feriado nacional, também serviu de pretexto para que…
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), em parceria com…
No último dia 05, centenas de servidores da Carreira GAPS, da Saúde do DF, realizaram…
Moradores de Brasília podem experimentar a emoção de assistir e torcer como se estivessem em…