saúde

DF: Dengue, é hora de tomar a segunda dose da vacina

Crianças e adolescentes que receberam a primeira devem retornar 90 dias depois

Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Mais de cem Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão aplicando a segunda dose da vacina contra a dengue. A lista dos locais de atendimento está disponível no site da Secretaria de Saúde (SES-DF). Jovens que receberam a primeira dose precisam completar o ciclo vacinal 90 dias depois, de forma a garantir a máxima proteção a ser ofertada pelo imunizante Qdenga, conforme os protocolos de aplicação. A data prevista para a segunda dose está registrada na caderneta de vacinação.

Segunda dose da vacina contra a dengue é indicada para 90 dias após a primeira. Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF,

Todas as crianças de 10 a 14 anos que tenham tomado uma dose da vacina contra a dengue, inclusive na rede complementar, podem receber a nova leva. Entretanto, quem estiver fora dessa faixa etária e tiver tomado a primeira dose na rede privada não terá acesso, neste momento, à segunda dose na rede pública.

Excetuam-se as cerca de 3,5 mil crianças de 6 a 9 anos e adolescentes de 15 e 16 anos que puderem receber a primeira dose na rede pública nos dias 18 e 19 de abril, quando houve ampliação da faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde. Esse público, porém, tomará a segunda vacina apenas no fim de julho, após o intervalo previsto de 90 dias.

Para todos os casos, a orientação é comparecer a um local de vacinação com documento de identidade e a caderneta onde esteja registrada a primeira dose. Se no período de 90 dias tiver ocorrido diagnóstico de dengue, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e próxima vacina.

A SES-DF já aplicou mais de 57 mil doses contra a dengue. Vale destacar que os locais de atendimento continuam a aplicar a primeira dose em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não tenham iniciado o ciclo vacinal. A definição das faixas etárias da campanha segue as determinações do Ministério da Saúde.

Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

Recent Posts

SEDET-DF participa da Caravana Sudeco 2024

Serão dois dias de evento na cidade de Ceilândia, na Casa do Contador, proporcionando aos…

19 horas ago

Movimento Unificado pela Valorização da GAPS leva demanda da categoria à Casa Civil, junto com o Deputado Distrital João Cardoso

Hoje (02), os líderes do Movimento Unificado pela Valorização da GAPS, foram recebidos pelo Secretário…

2 dias ago

Deputado Robério Negreiros consegue aprovar 03 importantes emendas à LDO

Às vésperas do encerramento dos trabalhos legislativos do primeiro semestre deste ano, a Câmara Legislativa…

6 dias ago

800 Alunos do Qualifica-DF Móvel se Formam em Evento Marcado por Entusiasmo e Alegria

Nesta sexta-feira (28), 800 alunos dos Cursos do Qualifica-DF Móvel, 7ª etapa de 2024, se…

6 dias ago

Emenda para GAPS é sancionada pelo Governador Ibaneis

Foi publicada no DODF de hoje (26), a alteração na LDO 2024, onde o Governador…

1 semana ago

Desemprego cai no DF

Ações da SEDET ajudam reduzir desemprego e eleva a renda no Distrito Federal por meio…

1 semana ago