O Projeto Social Academia Comunitária partiu da ideia de dois amigos (Fabiano e Artur), amantes da musculação. Um deles tinha uma mini academia na sua própria casa, e pensou: porque não compartilhar esse material em um espaço ao ar livre para mais pessoas?
Então eles pegaram essas máquinas e pesos e fixaram em um PEC que já existia no local, contando com um barra fixa, uma paralela e um banco de abdominal.
Várias pessoas nos falaram que não daria certo, que iriam furtar o material e vandalizar o espaço. Nós ficaramos vigiando por dias o local, mesmo à noite, até que houvesse a aceitação por parte da comunidade.
Foi criado um grupo de WhatsApp dos frequentadores do espaço e uma conta no Instagram para receber doações de outros aparelhos, isso para que as pessoas se unissem aos dois idealizadores para manutenção do local.
A partir daí, várias pessoas começaram a doar materiais de musculação que não utilizavam em casa para nossa Academia. Assim, o projeto foi crescendo.
O nosso projeto é mantido e organizado 100% pela comunidade (onde os moradores locais fazem a manutenção como voluntários).
A academia foi construída sem nenhum incentivo de governo.
Várias pessoas se identificam com o espaço doando material, inclusive donos de academia. Recebemos doações de todo o Brasil.
A nossa intenção é trazer para aqueles que não tem condição financeiras de ter contato com aparelhos de musculação, essa familiaridade com esse esporte. Nosso objetivo é que esse projeto seja expandido por todo o DF, quiça, em todo o mundo.
A academia comunitária já tem 05 anos de existência, fica localizada em PLANALTINA-DF, aberta 24 horas, todos os dias do ano. A pessoa que queira treinar é só chegar aqui e malhar à vontade.
Contamos com personais frequentadores, que auxiliam os usuários e um personal online, chamado, personal comunitário, que tira dúvidas de treino pelo Instagram. Além de uma nutricionista, uma psicóloga e atualmente uma terapeuta corporal que vai atender nos eventos da academia.
Temos vários relatos de pessoas que se curaram de doenças psicológicas, físicas, e até mesmo do câncer.
Temos recebido vários adolescentes, que poderiam estar dedicando seu tempo ocioso a ações criminosas, mas que estão ali na academia, treinando 01 ou 02 horas diárias, com foco em saúde e interação social.
À medida que a Academia Comunitária de Planaltina continua a crescer e prosperar, é essencial que sua visão inspiradora seja difundida e replicada em outras comunidades. Ao unir o poder do exercício físico com a força da comunidade, esta iniciativa prova que um estilo de vida saudável e inclusivo está ao alcance de todos, basta uma ideia e determinação para torná-lo realidade.
Acompanhe a academia pelo instagram, e fica de sugestão para os políticos, ja imaginaram uma academia como essa em cada região administrativa de Brasília ?
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…
Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…