O Projeto Social Academia Comunitária partiu da ideia de dois amigos (Fabiano e Artur), amantes da musculação. Um deles tinha uma mini academia na sua própria casa, e pensou: porque não compartilhar esse material em um espaço ao ar livre para mais pessoas?
Então eles pegaram essas máquinas e pesos e fixaram em um PEC que já existia no local, contando com um barra fixa, uma paralela e um banco de abdominal.
Várias pessoas nos falaram que não daria certo, que iriam furtar o material e vandalizar o espaço. Nós ficaramos vigiando por dias o local, mesmo à noite, até que houvesse a aceitação por parte da comunidade.
Foi criado um grupo de WhatsApp dos frequentadores do espaço e uma conta no Instagram para receber doações de outros aparelhos, isso para que as pessoas se unissem aos dois idealizadores para manutenção do local.
A partir daí, várias pessoas começaram a doar materiais de musculação que não utilizavam em casa para nossa Academia. Assim, o projeto foi crescendo.
O nosso projeto é mantido e organizado 100% pela comunidade (onde os moradores locais fazem a manutenção como voluntários).
A academia foi construída sem nenhum incentivo de governo.
Várias pessoas se identificam com o espaço doando material, inclusive donos de academia. Recebemos doações de todo o Brasil.
A nossa intenção é trazer para aqueles que não tem condição financeiras de ter contato com aparelhos de musculação, essa familiaridade com esse esporte. Nosso objetivo é que esse projeto seja expandido por todo o DF, quiça, em todo o mundo.
A academia comunitária já tem 05 anos de existência, fica localizada em PLANALTINA-DF, aberta 24 horas, todos os dias do ano. A pessoa que queira treinar é só chegar aqui e malhar à vontade.
Contamos com personais frequentadores, que auxiliam os usuários e um personal online, chamado, personal comunitário, que tira dúvidas de treino pelo Instagram. Além de uma nutricionista, uma psicóloga e atualmente uma terapeuta corporal que vai atender nos eventos da academia.
Temos vários relatos de pessoas que se curaram de doenças psicológicas, físicas, e até mesmo do câncer.
Temos recebido vários adolescentes, que poderiam estar dedicando seu tempo ocioso a ações criminosas, mas que estão ali na academia, treinando 01 ou 02 horas diárias, com foco em saúde e interação social.
À medida que a Academia Comunitária de Planaltina continua a crescer e prosperar, é essencial que sua visão inspiradora seja difundida e replicada em outras comunidades. Ao unir o poder do exercício físico com a força da comunidade, esta iniciativa prova que um estilo de vida saudável e inclusivo está ao alcance de todos, basta uma ideia e determinação para torná-lo realidade.
Acompanhe a academia pelo instagram, e fica de sugestão para os políticos, ja imaginaram uma academia como essa em cada região administrativa de Brasília ?
O Movimento Unificado está fazendo história. Eles estão nesse momento reunidos com o Secretário de…
Embora o Dia da Consciência Negra seja comemorado no dia 20 de novembro, a Secretaria…
Hoje (20), no dia da Consciência Negra, feriado nacional, também serviu de pretexto para que…
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), em parceria com…
No último dia 05, centenas de servidores da Carreira GAPS, da Saúde do DF, realizaram…
Moradores de Brasília podem experimentar a emoção de assistir e torcer como se estivessem em…