Categories: saúde

ASPSES-DF envia nota ao Metrópoles destacando a importância dos servidores da SES

A Associação de Servidores Públicos em Saúde do DF (Aspses-DF), em nota enviada à imprensa, destacou a importância de todos os servidores de diversos setores para o funcionamento do serviço de saúde do DF.

Matéria site Metrópoles (Sindicatos denunciam déficit de 11 mil servidores da saúde no DF)

NOTA A IMPRENSA

Cumprimentando-os, nos reportamos ao teor da matéria “SINDICATOS DENUNCIAM DEFICIT DE 11 MIL PROFISSIONAIS DE SAUDE NO DF”, veiculado na edição eletrônica de hoje, dia 05/02, para esclarecer e complementar as informações passadas, fortalecendo o senso comum de que, a saude é feita por Médicos, Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem.

Somos uma associação de servidores públicos da Secretaria de Saude do DF e, representamos milhares de servidores da área meio, estratégica, que possibilita a realização dos processos de trabalho mais complexos, a fim de assegurar as condições necessárias ao trabalho dos profissionais citados na matéria em questão.

Não há saúde, sem os servidores que cuidam e desenvolvem as ações analíticas, de planejamento e operacionalização para que os insumos, materiais, medicamentos, licitações, pregões, construção de obras, processos judiciais, aquisições excepcionais, estatística, logística e etc.

Esses profissionais, dito “administrativos” são a mola mestra para que compras, pagamentos, contestações, distribuição e tantas outras atividades aconteçam e, promovam a prevenção e assistência à saúde na ponta .

A carreira que agrega esses profissionais tem hoje cerca de 10 mil servidores, sendo 7 mil em atividade e um déficit de mais de 5 mil servidores, distribuídos na area administrativa, como condutores de urgência e emergência, técnicos especializados e tecnicos de apoio administrativo e assistencial. Na semana passada, a Secretaria de Economia cancelou a portaria que permitia a realização do certame para esses cargos.

Não podemos deixar de citar, os servidores da área técnica especializada, que também fazem parte da área meio, que atuam no apoio diagnóstico assistencial. São milhares de técnicos em Laboratório, de Anatomia, Saude Bucal, Nutrição, Hematologia e Radiologia, assim como os Especialistas.
Sem a atuação desses servidores, Médicos, Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem, estariam impossibilitados de fecharem diagnóstico e assistir à população.

Não é demais lembrar o caos atual com a dengue, onde o déficit dos profissionais agentes de Vigilância Ambiental e Comunitários de Saude têm sido fator importante para o agravamento da situação. E, temos ainda os Auditores da Vigilância Sanitária que fazem o trabalho preventivo e corretivo para assegurar as condições sanitárias apropriadas à saúde da população.

Como pode ser verificado, a saude tem uma complexidade muito maior que a maioria das pessoas conhece. Tratar desse assunto de maneira superficial, é um desserviço de comunicação, se constituindo num caso de inutilidade pública.

Diante de tudo que expusemos, solicitamos seja atualizada a informação contida na matéria em epígrafe, com o intuito de não fomentar o equivocado pensamento de que, a saúde funciona somente com os profissionais citados na matéria.

Todos são importantes na Saúde, do pessoal da limpeza ao profissional da mais alta complexidade.
Fazemos parte de uma engrenagem que necessita da atuação de todos para seu funcionamento.

É importante destacar que, todos os cargos mencionados neste documento, bem como os Especialistas, Agentes de Vigilância Ambiental e Comunitários de Saude, da Enfermagem e da carreira médica são ocupados por agentes públicos concursados, agindo com zelo e respeito pelo erário e pelo paciente. Conforme o Metrópoles tem conhecimento, são raros os casos de corrupção envolvendo os servidores concursados. Se há mazelas na saúde, nós, não somos responsáveis por elas, pois, trabalhamos com pouco, no improviso e, na maioria das vezes, bancando com nosso dinheiro a compra de suprimentos para trabalhar.

Agradecemos a atenção de vcs e esperamos ter a matéria atualizada com os fatos reais!

ASPSES-DF (Associação dos Servidores Públicos em Saúde da SES/DF)

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

View Comments

  • Falou tudo. O déficit de Recursos Humanos é grande em várias áreas e como uma engrenagem, na qual todos são essenciais é necessário mais concursos, com melhores salários e com ambiente de trabalho adequado para o servidor.

Recent Posts

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO DF AFIRMA QUE A VALORIZAÇÃO DA GAPS É PRIORIDADE

Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…

7 dias ago

DEPUTADO DISTRITAL JORGE VIANNA SUGERE EMENDA DE BANCADA PARA ASSEGURAR REAJUSTE DA GAPS

A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…

1 semana ago

“Caminhos para o Futuro”. Deputado Robério Negreiros apresenta projeto voltado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no DF

O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…

2 semanas ago

Mudanças na SUGEP – SESDF, uma GAPS, assume o comando

Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…

3 semanas ago

SEDET promove semana de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…

3 semanas ago

Diretores da ASPSES se reúnem com o presidente da Comissão de Orçamento da CLDF

Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…

1 mês ago