Categories: Política

GRUPO DE TRABALHO DA GAPS (SESDF) FINALIZA PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA

Hoje, o Grupo de Trabalho,
que foi instituído por Portaria do Subsecretário da SUGEP/SES e publicada no DODF de 26/09/2023, atendendo a um despacho da SEPLAD no processo que trata da reestruturação da carreira GAPS, apresentado pela ASPSES-DF, se reuniu para deliberar acerca da minuta elaborada pelo grupo técnico, com colaboração das entidades presentes.

A primeira vez que sindicatos e associações pertinentes à carreira GAPS foram convocados para comporem o GT foi no dia 10/10/2023.

Na ocasião, havia representantes de todos os sindicatos e associações da GAPS. SINTTASB, SINTTAR, SINDSAUDE, além da associação ASPSES-DF e do Movimento MDL/SUS, representantes da ASTIO/DF e dos Auxiliares técnicos em laboratório.

Foram vários encontros de intenso debate, onde todos puderam trazer suas ponderações. Umas foram acatadas pela área técnica e outras, não.

No que tange à questão remuneratória, por se tratar de um projeto onde será refeita a “modernização”, não é possível tratar de nenhum dispositivo que faça referência à tabelas ou remuneração.
Essa pauta, será tratada na fase seguinte à aprovação desta nova Lei.

Então, quando chegar nesta fase, as representações dos servidores poderão se reunir e apresentar suas propostas e fazer o convencimento da administração, para que o mesmo seja recepcionado e dado seguimento à sua tramitação.

Agora, a minuta deverá tramitar nas áreas técnicas da SES como SUPLANS, DIPAG e Gab/SES para encaminhamento à SEPLAD.

A coordenadora da comissão pela Valorização da GAPS, Silene Almeida, resume esse momento, “essa minuta nasce de forma muito mais madura, democrática e estruturada, pois, não pertence à nenhuma entidade, mas sim, à administração pública e aos servidores. O simples fato de ser uma proposição gestada pelo Executivo, na SES, dá musculatura à mesma e cria o ambiente propício para que o governo faça o encaminhamento para a CLDF!”.

O grupo de trabalho debateu a questão do julgamento da ADI, que deve ocorrer no próximo dia 28. Porém, foi consenso entre os membros que, essa minuta corrige as distorções e vicios apresentados na Lei 6903/2021, dando segurança jurídica à carreira, possibilitando assim, a realização do concurso e demais ações pretendidas pelos servidores.

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

Recent Posts

SEDET-DF participa da Caravana Sudeco 2024

Serão dois dias de evento na cidade de Ceilândia, na Casa do Contador, proporcionando aos…

23 horas ago

Movimento Unificado pela Valorização da GAPS leva demanda da categoria à Casa Civil, junto com o Deputado Distrital João Cardoso

Hoje (02), os líderes do Movimento Unificado pela Valorização da GAPS, foram recebidos pelo Secretário…

2 dias ago

Deputado Robério Negreiros consegue aprovar 03 importantes emendas à LDO

Às vésperas do encerramento dos trabalhos legislativos do primeiro semestre deste ano, a Câmara Legislativa…

6 dias ago

800 Alunos do Qualifica-DF Móvel se Formam em Evento Marcado por Entusiasmo e Alegria

Nesta sexta-feira (28), 800 alunos dos Cursos do Qualifica-DF Móvel, 7ª etapa de 2024, se…

6 dias ago

Emenda para GAPS é sancionada pelo Governador Ibaneis

Foi publicada no DODF de hoje (26), a alteração na LDO 2024, onde o Governador…

1 semana ago

Desemprego cai no DF

Ações da SEDET ajudam reduzir desemprego e eleva a renda no Distrito Federal por meio…

1 semana ago