Em Audiência Pública promovida na noite do dia 10, na CLDF, de iniciativa da Deputada Distrital Paula Belmonte, estiveram presentes o Defensor Público Dr. Antônio Cintra, o Superintendente do BRB, Dario, e o advogado do banco, dr. Leonardo, além do Subsecretário da Casa Civil, José Carlos. Participaram também do evento o Deputado Distrital Gabriel Magno e diversos representantes dos servidores.
Compuseram a mesa principal representando os segmentos dos servidores superendividados, Silene Almeida (ASPSES-DF), Elied Barbosa (Cabs) e José Montanha (ABRACE).
O evento inovou num formato inteligente e dinâmico, proposto pela Deputada Paula e aceito pelos presentes, onde o público falou primeiro que os componentes da mesa.
Foram relatos dolorosos de servidores dos diversos segmentos do GDF e da Segurança Pública (PMDF e CBMDF). O público presente se emocionou com os diversos relatos. Fatos que mostraram o que leva a maioria das pessoas a essa condição de superendividamento, como, doença na família, problemas pessoais, golpes, ansiedade e tantos outros.
Elied da CABS discorreu sobre a própria história e o que a levou a montar uma associação de apoio aos servidores nessa condição. Apresentou demandas que foram acatadas, imediatamente, pelo Superintendente do BRB e outras ficaram para se construírem no GT. Elied discorreu sobre uma proposta por iniciativa popular de emenda à Lei Orgânica do DF, acabando com o monopólio do BRB sobre os servidores públicos do GDF, a proposta ainda necessita alcançar 17 mil assinaturas. E que basta acessar o site http://www.cabs.org.br e baixar o formulário, preencher, assinar e enviar para o email juridico.cabsgdf@gmail.com
e assinar digitalmente pelo gov.br.
A Deputada Belmonte conduziu a plenária com empatia, respeito e firmeza, sempre pontuando nas falas dos oradores e, por vezes, arrochando os representantes do BRB para que as falas fossem objetivas e não mera retórica.
A representante da ASPSES-DF, Silene Almeida, ponderou sobre a necessidade de recomposição salarial real para algumas categorias. Chamou atenção para a precariedade salarial da categoria GAPS e que, não haverá solução enquanto os salários continuarem defasados e o custo de vida, juros, estiverem numa escala crescente.
O Deputwdo Gabriel Magno lembrou o Refis recentemente aprovado pela CLDF, por envio do Executivo e sugeriu que o Governo apresentasse um projeto nos mesmos moldes para os trabalhadores. Falou acerca do perdão fiscal a várias empresas em contraponto ao tratamento dispensado aos servidores, maiores clientes do BRB.
A palavra de ordem da audiência, por parte dos servidores presentes foi pelo “Fim do Monopólio do BRB sobre a folha de pagamento do BRB’ e também por uma “CPI do BRB”.
A Deputada autora da audiência garantiu que a intenção dela é ser ponte, construir soluções. Mas, se nada for feito, ela não teme e nem recua por uma CPI. E, como presidente da Comissão de Fiscalização e Controle fará um acompanhamento austero no banco e na relação do mesmo com seus principais clientes.
Aliás, a falta de um padrão é tratamento humilhante dado pelos gerentes das diversas agências foi queixa comum. A insatisfação e a revolta é geral.
Após anunciar a criação do grupo de trabalho (GT), com a participação dos Deputados da Comissão de Fiscalização e Transparência, do defensor e das Associações presentes, a parlamentar deu o prazo final até o dia 05/12 para uma solução definitiva para os credores do banco.
Confiram algumas ações anunciadas na audiência:
Estiveram também presentes, defendendo suas respectivas categorias, Solange Bezerra (SINTTASBDF), Alessandro Araújo (SINTTAR DF) e Dataniel Duarte (Mov MDL/SUS).
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…
Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…