cidades

26 de Setembro, o assentamento que virou uma grande cidade.

Uma cidade do DF que vem crescendo hoje em dia, com média de 40 mil habitantes é o Assentamento 26 de Setembro. Localizado as margens da Vicente Pires, fundo da Cidade Estrutural e caminho de Brazlândia.

É sabido, que os programas habitacionais existentes em nosso país não comportam a necessidade atual. O que ocasiona a instalação de assentamentos que surgem em diversas cidades do Brasil.

Em Brasília, essa realidade não é diferente, a história do Assentamento 26 de Setembro, iniciou em 1996 quando o Governador Cristovam colocou algumas famílias para ajudarem na produção rural. Mas, sem incentivo financeiro.

O que levou algumas famílias a dividirem suas chácaras em pequenos lotes para complementar sua renda.

E nos dias atuais, o assentamento por mais que não seja regulamentado, a 26 de Setembro é uma grande cidade em desenvolvimento que necessita dos Órgãos governamentais.

Duas grandes questões pontuais para a melhoria daquela região são: Iluminação pública, onde muitos moradores utilizam luz clandestina, e a melhoria das ruas da cidade, muita poeira e buracos.

foto: Agência Brasília

Um grande embaraço que atrasa o desenvolvimento da cidade, é a questão a quem pertence as terras do assentamento, União, DF? motivo que impede a regulamentação da cidade, assim tornando em Região administrativa, podendo o governo local investir em infraestrutura.

Saiba um pouco mais sobre a historia da cidade.

https://youtu.be/NCIkTSszjww

Precisamos que nossos políticos distritais, federais, engajem nas melhorias desta cidade, sem vaidades, promovendo melhorias coletivas, mas, por conta egos, o desenvolvimento acaba travado por que a grande preocupação está em quantos votos vou ter com a ação que vou promover.

Um bolo grande não consegue se comer sozinho, a 26 de Setembro é um grande bolo que pode ser dividido em vários pedaços, e sua população precisa ser assistida.

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

View Comments

  • Estão querendo fechar o ensino noturno no CED 04 de Taguatinga Norte (QNG), único a garantir ensino médio nesse turno aos jovens da 26 de Setembro, obrigando-os a se deslocarem para Taguatinga Centro ou Taguatinga Sul em busca desse serviço público fundamental. Há a possibilidade de implantação da Escola de Jovens e Adultos (EJA) no CED 04, mas é preciso mobilização da comunidade para que isso ocorra.

Recent Posts

PP-DF fortalece base em Samambaia com filiação de empresário e apoio popular

O Partido Progressistas do Distrito Federal (PP-DF), liderado pela vice-governadora Celina Leão, promoveu na noite…

1 dia ago

Projeto do deputado Robério Negreiros cria índice de avaliação da qualidade do atendimento nas delegacias especializadas no amparo à mulher

A ferramenta tem como objetivo contribuir para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte…

5 dias ago

Movimento Unificado se reúne com Secretário de Saúde para cobrar a Reestruturação da GAPS

Representantes do Movimento Unificado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) se reuniram na…

2 semanas ago

NO DIA DO TRABALHADOR, ASPSES-DF COBRA VALORIZAÇÃO E RESPEITO PARA A GAPS

A ASPSES-DF nesta data que tem um significado muito importante na vida de cada servidor…

2 semanas ago

Durante formatura de mais de 600 alunos, deputado Robério Negreiros parabeniza programa QualificaDF Móvel: “Compromisso com a inclusão”

O distrital destacou a importância da iniciativa e elogiou a sensibilidade do governo do DF…

3 semanas ago

Movimento Unificado busca apoio para cumprimento do acordo feito com GDF para reestruturação da GAPS

Na manhã desta terça-feira (29), representantes do Movimento Unificado da SESDF estiveram reunidos com o…

3 semanas ago