Na madrugada deste domingo (28) no Centro de Lançamento Sriharikota na Índia, satélite com tecnologia 100 % brasileiro foi lançado ao espaço.
Amazonia-1 entra pra história como o primeiro satélite desenvolvido no Brasil com tecnologia brasileira. Ele ajudará no monitoramento da Amazônia, foco em queimadas, reservatórios de águas, desastres naturais, na agricultura em todo território nacional, florestas naturais e cultivadas e na região costeira.
O satélite foi desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na cidade de São José dos Campos- SP, levou 8 anos para ser construido ao custo de 400 milhoes de reais com envolvimento de diversos pesquisadores.
O Amazonia-1 viajara a uma velocidade de aproximadamente de 27.000 KM/h dando volta na terra em 100 minutos que proporcionará gerar imagens de qualquer ponto do planeta a cada 05 dias, imagens com alta qualidade.
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que é astronauta, acompanhou diretamente da Índia o lançamento. Em discurso Pontes, exalta a parceria entre o Brasil e a Índia, citando os anos de trabalho para a conclusão do projeto do satélite.
Um novo momento para a ciência brasileira, agora esperamos mais investimento no campo das pesquisas.
O Partido Progressistas do Distrito Federal (PP-DF), liderado pela vice-governadora Celina Leão, promoveu na noite…
A ferramenta tem como objetivo contribuir para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte…
Representantes do Movimento Unificado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) se reuniram na…
A ASPSES-DF nesta data que tem um significado muito importante na vida de cada servidor…
O distrital destacou a importância da iniciativa e elogiou a sensibilidade do governo do DF…
Na manhã desta terça-feira (29), representantes do Movimento Unificado da SESDF estiveram reunidos com o…