Na madrugada deste domingo (28) no Centro de Lançamento Sriharikota na Índia, satélite com tecnologia 100 % brasileiro foi lançado ao espaço.
Amazonia-1 entra pra história como o primeiro satélite desenvolvido no Brasil com tecnologia brasileira. Ele ajudará no monitoramento da Amazônia, foco em queimadas, reservatórios de águas, desastres naturais, na agricultura em todo território nacional, florestas naturais e cultivadas e na região costeira.
O satélite foi desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na cidade de São José dos Campos- SP, levou 8 anos para ser construido ao custo de 400 milhoes de reais com envolvimento de diversos pesquisadores.
O Amazonia-1 viajara a uma velocidade de aproximadamente de 27.000 KM/h dando volta na terra em 100 minutos que proporcionará gerar imagens de qualquer ponto do planeta a cada 05 dias, imagens com alta qualidade.
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que é astronauta, acompanhou diretamente da Índia o lançamento. Em discurso Pontes, exalta a parceria entre o Brasil e a Índia, citando os anos de trabalho para a conclusão do projeto do satélite.
Um novo momento para a ciência brasileira, agora esperamos mais investimento no campo das pesquisas.
Grande oportunidade, são 2500 vagas para um dos Programas mais concorridos da SEDET-DF. As inscrições…
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…