Categories: Política

Vem aí o Programa Jovem Monitor Cultural do DF

O Deputado Distrital Robério Negreiros propõe projeto para capacitar jovens e promover a interação entre a comunidade e espaços culturais.

O líder do governo na Câmara Legislativa do DF, Robério Negreiros (PSD), apresentou um projeto de lei com o intuito de fortalecer os laços entre a comunidade e os espaços culturais da capital. Para isso, a proposta inclui a criação do “Programa Jovem Monitor Cultural”, responsável por capacitar jovens e estimulá-los a promover uma interação mais ativa e significativa com as manifestações culturais presentes em nossa sociedade.

O “Programa Jovem Monitor Cultural” deverá ser prioritariamente ministrado aos jovens de baixa renda, com a disponibilização de uma bolsa mensal_

Para o parlamentar é importante que jovem tenha uma boa qualificação profissional que o possibilite entrar no mercado de trabalho.

Público Alvo

O programa se dará por meio de processo seletivo e deverá ser prioritariamente ministrado aos jovens de baixa renda. De acordo com o texto,a Administração Pública poderá conceder bolsa mensal para subsidiar alimentação e transporte aos aprovados para o programa, que deverá ser executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

O programa visa preencher uma lacuna significativa no acesso e na participação dos jovens em espaços culturais, além de fomentar uma maior compreensão e valorização da cultura local. “A ideia é possibilitar aos jovens a participação em um programa que mude o seu contexto social, como política pública de primeiro emprego, formação e prática profissional”, justifica Negreiros.

O DF possui quase 150 mil jovens que não estudam e nem trabalham. Para o distrital, além de promover a interação entre a comunidade e os espaços culturais, a proposta busca “fortalecer a inserção socioeconômica, buscar o desenvolvimento da formação, proporcionar a experimentação profissional e facilitar a continuidade dos estudos de jovens”.

Inclusão

Ainda segundo a proposição, a cada edital de seleção, será garantida reserva de vagas para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no percentual de 10%, a ser comprovado por laudo médico.

Informações: Ascom do deputado Robério Negreiros

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

Recent Posts

PP-DF fortalece base em Samambaia com filiação de empresário e apoio popular

O Partido Progressistas do Distrito Federal (PP-DF), liderado pela vice-governadora Celina Leão, promoveu na noite…

1 dia ago

Projeto do deputado Robério Negreiros cria índice de avaliação da qualidade do atendimento nas delegacias especializadas no amparo à mulher

A ferramenta tem como objetivo contribuir para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte…

6 dias ago

Movimento Unificado se reúne com Secretário de Saúde para cobrar a Reestruturação da GAPS

Representantes do Movimento Unificado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) se reuniram na…

2 semanas ago

NO DIA DO TRABALHADOR, ASPSES-DF COBRA VALORIZAÇÃO E RESPEITO PARA A GAPS

A ASPSES-DF nesta data que tem um significado muito importante na vida de cada servidor…

2 semanas ago

Durante formatura de mais de 600 alunos, deputado Robério Negreiros parabeniza programa QualificaDF Móvel: “Compromisso com a inclusão”

O distrital destacou a importância da iniciativa e elogiou a sensibilidade do governo do DF…

3 semanas ago

Movimento Unificado busca apoio para cumprimento do acordo feito com GDF para reestruturação da GAPS

Na manhã desta terça-feira (29), representantes do Movimento Unificado da SESDF estiveram reunidos com o…

3 semanas ago