Categories: cidades

A importância do uso da faixa de pedestre

Ação educativa mostra a importância da faixa de pedestres. Entidades se juntam para fortalecer campanha de educação no trânsito

O Sindicato dos Agentes de Trânsito do DF (SINATRAN-DF) e a Associação dos Agentes de Trânsito do DETRAN-DF (AgeDetran), preocupados com a recente onda de acidentes em faixas de pedestres, decidiram lançar uma série de imagens institucionais para conscientização de condutores e pedestres para o uso da faixa. As “pílulas” de imagens produzidas em conjunto entre as entidades serão divulgadas na internet e em redes sociais para propagarem a importância dos Agentes de Trânsito do Detran-DF para a população.

“Estamos criando uma cultura em que os agentes de trânsito demonstram que também são grandes educadores de trânsito. Nossa função é buscar paz no trânsito e que os pedestres se conscientizem da necessidade de usar a faixa, sinalizando o desejo de atravessar. Ao mesmo tempo, que os motoristas também priorizem a travessia dos pedestres de modo seguro, respeitando o pedestre”, explica a diretora de comunicação do SINATRAN-DF, Zilda Cavalcante.

O presidente do SINATRAN-DF, Adjayme Melo destaca a importância do fortalecimento do sindicato e da associação em ações educativas e sociais para a população. “Estamos realizando trabalhos importantes para aproximação entre os profissionais de trânsito e a população do Distrito Federal. Nosso maior objetivo é demonstrar que somos parceiros da população e humanizar a relação entre pedestres, motoristas e agentes de trânsito”, destaca Melo.

A intenção da diretoria de comunicação das entidades é propagar a mensagem pela internet e ampliar o alcance com outras ações que podem gerar impacto. “Queremos dar nossa contribuição para educação do trânsito, vamos em busca de outros segmentos de mídia para que a campanha possa chegar ao maior número de motoristas e pedestres possíveis”, acrescenta Melo.

A campanha lembra que dirigir com atenção e responsabilidade pode evitar multas, perda de pontos na carteira de habilitação, mas o mais importante, pode preservar muitas vidas, e destaca no caso do pedestre, que deve sinalizar a intenção de atravessar a faixa, não circular no meio dos carros e aguardar na calçada até ser visto pelo motorista.

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

Recent Posts

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO DF AFIRMA QUE A VALORIZAÇÃO DA GAPS É PRIORIDADE

Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…

7 dias ago

DEPUTADO DISTRITAL JORGE VIANNA SUGERE EMENDA DE BANCADA PARA ASSEGURAR REAJUSTE DA GAPS

A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…

1 semana ago

“Caminhos para o Futuro”. Deputado Robério Negreiros apresenta projeto voltado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no DF

O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…

2 semanas ago

Mudanças na SUGEP – SESDF, uma GAPS, assume o comando

Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…

3 semanas ago

SEDET promove semana de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…

3 semanas ago

Diretores da ASPSES se reúnem com o presidente da Comissão de Orçamento da CLDF

Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…

1 mês ago