Com as mudanças das regras eleitorais, os benefíciados são os “tubarões”, os partidos têm que escolher a dedo quem irá disputar uma eleição por sua legenda. Vez que diminuiu a quantidade de vagas para a disputa de candidatos e por lei 30% dessas vagas são para às mulheres.
Sabe que se pra conseguir uma vaga para deputado distrital o partido precisa atingir mais ou menos 55 mil votos de legenda e 160 mil para deputado federal.
As vagas por partidos para distrital, são 25 vagas, sendo que 8 são femininas que dá um quantitativo assim, 17 vagas masculinas e 08 femininas. Já para deputado federal são 09 vagas e dessas 03 são vagas femininas.
Por tanto, candidatos novatos muito difícil conseguir legenda.
Você sabe o que é Federação Partidária?
São quando um partido se funde a outro partidos, podendo ser dois, três partido e, se tornam apenas um único partido, a grosso modo.
Por exemplo:
A incorporação do DEM + PSL, o União Brasil. Como os dois partidos se fundiram, eles têm direito aqui no DF apenas 25 vagas pra distrital e 09 vagas para federal, com isso, são menos 34 vagas para candidatos.
Será que os partidos de esquerda farão esta fusão?
Em matéria publicada no site UOL, a colunista, Olga Curado, relata que os partidos : Patriotas, PSC e Avante estão discutindo uma possível federação. Se confirmar, são 50 vagas a menos pra candidatos a distrital e 18 para Federal.
Esses partidos aí são apoiadores do presidente da República Bolsonaro, mas a quem diga que com essa federação, eles não iriam ter a obrigação de dá apoio ao presidente.
Outra federação que está se discutindo é o PSDB e Cidadania com a articulação do senador Izalci Lucas, pré candidato ao GDF.
E o Podemos vai federar ?
O que se sabe por enquanto que para o GDF a única pessoa que vem mesmo para a disputa é o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), que vai disputar sua reeleição.
Os outros nomes que podem dá uma disputa acirrada contra Ibaneis é o senador Refuffe e o senador Izalci.
Reguffe por enquanto estuda o cenário, já Izalci como têm mais 04 anos de senado não tem a perder se vier candidato.
A esquerda têm como pré-candidatos a professora Roselene Correia (PT), o deputado distrital, Leandro Grass ( Rede), o ex secretário de educação, Rafael Parente (PSB)
Uma coisa é certa, pra ganhar do atual governador será necessário ter um bom número de partidos juntos, se não, a reeleição está certa.
Uma vez os partidos federados eles terão que cumprir no mínimo 04 anos dessa aliança.
E porquê os partidos fazem federação?
Uma vez que as regras eleitorais estão muito mais rígidas e diminuiu a quantidade das vagas para disputar a eleição, o partido que não cumprir o mínimo de voto de legenda estabelecido, e não eleger deputado federal, ele será extinto.
Então, muita calma nessa hora, para os novatos que não tiver no mínimo 5 mil votos, fica inviável abrir espaço pra eles em qualquer partido para que eles possam disputar o pleito.
Grande oportunidade, são 2500 vagas para um dos Programas mais concorridos da SEDET-DF. As inscrições…
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…